sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

TESE 14 Qual seria maior? A lei ou a misericórdia?

O MAIOR DE TODOS.

Vivemos em um mundo onde ser o maior é  uma meta na vida. Tudo em nosso mundo esta voltado para o maior, o mais belo, o mais prospero, enfim o mais... . Isto não é uma prerrogativa deste século, veja a pergunta dos discípulos de Jesus: "Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? Mateus 18:1-4  Temos também os doutores da lei com sua pergunta: Qual o maior mandamento? Mateus 22:34-41 Marcos 12:28-34 O próprio  Jesus fez uma pergunta a respeito do maior. "Pois qual é maior: o ouro, ou o templo" Mateus 23:17  

Quem seria maior? 

A lei ou a misericórdia

Quando falamos de grandezas precisamos respeitar algumas regras. Primeiro de onde veio a fonte dos pontos em pauta. O segundo, qual o motivo que nos leva a tentar descobrir a maior grandeza. A terceira seria, o que se ganha ao descobrir. Para entender este tema precisamos entender outro.

Mas  talvez, uma das maiores  discutições existentes  hoje seria; "Quem é o maior, o homem ou a mulher?"

Eu e você temos duas formas de analisar o ponto acima; uma delas, é analisar individualmente o homem, ou analisar individualmente a mulher.  Eu poderia se demorar muito fazendo isto, mas não farei, e o motivo é obvio, estamos cansados desta discussão. Mas nem por isto iremos fugir deste ponto. Então vou tentar ser sucinto.
"E disse Deus: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?"  (Mateus 19 : 5)


Como disse anteriormente, quando você analisa uma questão como á citada acima, você pode fazer individualmente, mas quero dizer que a mais segura seria: "como se fosse uma só".
O objetivo de Deus é que o homem e a mulher sejam um só, ainda que ambos sejam entidades individuais. Existem momentos em que você deve analisar o ponto individualmente, em outros, como um conjunto. Contudo; devemos lembrar que o objetivo de Deus seria que cada individuo  em pauta se resumisse desta forma: "E serão uma só carne". Assim se são um, não são mais dois, este ponto foi resolvido. Ou seja. O maior não é um dos  dois, mas ambos como um. 


Assim é com a lei e a misericórdia, temos duas formas de analisarmos estas, uma individualmente com o objetivo didático, ou ainda outra como sendo uma. Mas o objetivo de Deus é fazer entender que o maior se resume em um, não em um superior. 

Então qual seria o maior entre a lei e a misericórdia?  O maior é o conjunto. O menor não existe, pois estes são um.

Reflita: Deus nunca desejou ser o maior, mas nem por isto deixou de Ser. Deus nunca precisou se unir a nada para ser grande, mas sempre foi grande por se unir a todos.


Tenha um bom dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário