sábado, 4 de outubro de 2025

O rico e Lázaro e os cachorrinhos.

 

O Rico e Lázaro



19 “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

Este rico conhecia Abraão que deu origem ao povo judeu?  Seria o Abraão da bíblia?

Esta parábola já era contada muito antes por vários povos, mas possivelmente, Jesus utilizou o nome Abraão dos judeus para fazer uma advertência. 

Assim como acreditava os lideres judeus, os gentios e a classe mais pobre era somente alguém que estava junto ao seu portão. Eles não proibiam a presença deste inferiores, mas não os convidavam a entrar para socorrê-los eventualmente , e nem lhes socorria na necessidades mais urgentes.  O ricos representava claramente os lideres de Israel seja estes sacerdotes ou lideres sociais. O próprio Jesus afirma:

"Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão."  (João 8 : 39) A diferença entre os filhos de Abraão e a classe dos ricos que é representada na parábola de Lucas 16 , era que um vivia a religiosidade, o outra não.

As portões dos grandes lideres de hoje, esta um grande grupo de pessoas desejando um alimento espiritual básico para manter-se vivos espiritualmente, assim como migalhas para seu dia a dia. Mas estes continuarão as suas portas, e enfermos. E não somente os lideres maiores fazem isto, como os lideres menores.

Todos os portões de residências, palácios, e ainda de cidades, seu propósito deve ser guardar dos perigos, não isolar os lázaros. Esta história de Jesus visava elevar as pessoas que ouvia sua parábola a cumprir esta ordem; "Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus."  (Mateus 18 : 10)

Existe um registro de anjos no qual os atos de indiferença para como os necessitados, são apresentado ao pai Celestial. Os Lázaros de hoje ainda estão do lado de fora, e estes ricos  apesar de ter muito conhecimento, riquezas,  talentos, e conforto, ainda preferem deixar os Lázaros do lado de fora dos seus portões. Veja o que Diz o livro do Apocalipse. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"  (Apocalipse 3 : 17)

Veja que a parábola do rico e Lazaro, também apresenta um juízo muito semelhante ao apresentado no livro do apocalipse. ; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" 

A própria parábola aponta um rico sem visão de vida. O rico não compreendia a verdadeira riqueza.

Falando dos Lázaros existe  sentenças muito claras em toda bíblia:

 "Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás."  (Apocalipse 2 : 9) Esta sentença final atinge diretamente aos ricos com conhecimento bíblico, ou em outras ciências, talentos e dons, que deixam os lázaros morrerem do lado de fora.

EXISTE UM FOGO QUEIMANDO NO HADES PARA ONDE O RICO FOI?

A maior dificuldade hoje para entender nesta parábola,  como  outras, é entender; o que é: Fogo

Chama

Tormento

Queimar

 

Abaixo vamos ver o que seria queimar no fogo.

 

"E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou.  21 " E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR.

(Obadias 1 : 18,21)

Neste texto acima, aponta que o fogo é quem tem o poder de Julgar.  Segundo a profecia acima Jacó seria fogo, Jose Chama, para julgarem o monte de Esaú.

 

Em vários textos bíblicos do novo testamento é apresentado que o ímpios, religiosos ou não, são apresentados  em chama ou queimando. Em algumas vezes, até queimando eternamente ou fazendo um julgamento de sentenças eternas, imutáveis ao lado de Cristo . Mesmo o povo de Deus queimaria (julgaria ou dariam sentenças imutáveis ) da mesma forma como vemos o texto acima de Obadias.

 

 Jesus disse:

"Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?"  (Lucas 12 : 49)  

Disse  o profeta  João Batista:

 "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."  (Mateus 3 : 11)

Devemos entender que uma pessoa com o Espírito Santo e Seu poder,  pode julgar verdadeiramente. 

 "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."  (João 8 : 15) "E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou."  (João 8 : 16)

 

Ser chama ou fogo, e  lançar fogo, tem sentidos semelhantes.

No texto de Obadias: ser chama seria julgar....ou  ser juiz.

No texto João 8:16 ; seria usar, ou proclamar o juízo verdadeiro.

 

Em nenhum momento do  ministério de Jesus, ele usou o fogo literal para punir pessoas, ou lugares. Mesmo depois dos discípulos sugeriram que eles fizesse isto, como Elias havia feito.

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?"  (Lucas 9 : 54)

 

Quando Jesus julgou a Samaritana, ele usou critérios corretos da lei para julgar. Ou seja, o casal pego  em adultério deveriam ser trazidos diante de um juiz para ser julgado, segundo a lei. Se Jesus tivesse  condenado a mulher pecadora, Ele teria quebrado esta lei que regrava a lei de acusação. Ele escreveu as leis que regrava como deveria ser  uma pessoa acusada na areia, e disse a todos que liam o que ele escreveu na areia, "aquele que não tem nenhum pecado que atire a primeira pedra;"  e se retiravam,  pois viam seus pecados segundo o escrito na areia.  A lei apontou que a acusação era infundada segundo a exigência da lei de acusação. Vendo seus pecados foram se retirando um a um.

Jesus não veio a este mundo com a meta ou missão julgar, mas se o fez, julgou segundo a verdade da lei.

Conclusão:

 A palavra fogo neste capitulo, não aponta para uma pessoa sendo queimada no fogo literal, pois fogo significa; que o rico estava na situação de acusado por  não cumprir a lei de amor, já que o fogo era eterno.  Ele estava em tempo de juízo ou em dia de expiação. Cabendo lembrar que os mortos já estão guardados para este tempo, na sepulturas, e que esta condenação era para toda eternidade.

 

 

O  FOGO É  ETERNO?

 

Esta é outra dificuldade da parte de muitos. Muitos acreditam que o fogo pode ser eterno, ou que este fogo pode queimar alguém literalmente sem consumir o que sofre.

 

Veja o que a  bíblia sagrada afirma que Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas.

 

"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas,...  foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."  (Judas 1 : 7)

Estas cidades sofreram a pena do fogo eterno, ou seja, do juízo irrevogável.

 

As pessoas parecem não perceber que é a pena que é eterna deste julgamento (Fogo significa Juízo), ou seja, o texto ficaria assim, ""Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, ...  foram postas por exemplo, sofrendo a pena do julgamento irreversível. "

Apesar de a pena ou o julgamento ser irrevogável, podemos notar que o rigor de um grupo para outro será diferente no texto abaixo.

"Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade."  (Mateus 10 : 15)

Aqui não irei apresentar as fazes do julgamento, dediquei postagens anteriores no qual apresentei um pouco sobre isto.

 

O que os textos acima no livro de Obadias  apresentam? Apresenta que Jacó seria fogo, e o que significa   ser fogo?

 

Queimar seria,  julgar ou sentenciar podemos entender que este pode ser parcial, ou ser uma sentença   irreversível, para todo sempre. O tormento de alguns será eterno, ou seja, o resultado do julgamento será eterno, irrevogável.  É por isto que Jesus apresenta o rico em tormento, ou seja, sem esperança após o julgamento.

 

 

Quando ocorrerá o momento de todos  os ricos ou pobres que se acham,  serem jogados no fogo eterno?

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (julgamento irrevogável), preparado para o diabo e seus anjos"  (Mateus 25 : 41)

Veja meu propósito aqui não é apresentar quando ocorrerá os juízos irrevogáveis  citados nesta matéria. Meu propósito é apresentar a base de entendimento para os textos que Fogo é "juízo ou julgamento"  irrevogável.

UM CÃO ENTRA NA PARABOLA.

Esta parábola é uma indicação que uma dificuldade pode piorar. Lazaro estava em dificuldades pois estava com fome e com vestes simples dos pobres,  e até chagas haviam aparecido na sua espera.

 20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; 21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.

Esta cena de um cão aparecer e lamber suas feridas, tem um fundo muito mais importante que parece, o cão aparecer não é com o objetivo de florear ou valorizar o sofrimento. Quando Jesus estava no seu ministério uma cena chama a atenção. Uma mulher aparece

25 Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.

26 E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.

27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.."  28 "Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos."  (Marcos 7 :25- 28)

Este evento da mulher grega, aponta diretamente a parábola apresentada de Lazaro e o rico. Os gentios ou os pobres eram ignorados, e são ignorados nos portões também em nosso tempo.  Mas nunca por Deus E seus Anjos. Deus esta atento a todos os  seus filhos sofredores e pequeninos aos olhos do mundo. O fato dos cães lamber as feridas de Lázaro, aponta que não importa o quanto  de sofrimento pode vir aos lázaros de hoje  por confiar em Deus.  Estes lázaros podem aliviar o sofrimento de muitos cães com suas feridas. 

OS MORTOS PARA ONDE VÃO?

LUCAS 16:22

22 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. 

"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos."  (Eclesiastes 9 : 3)

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

Não importa que teorias se produzem hoje a respeito dos mortos. Devemos entender o básico sobre os mortos.

Primeiro: Eles não tem memória.

Segundo: Não sabem de coisa nenhuma.

Terceiro : Todos morrem e descem a sepultura.

O RICO OU O POBRE MORRERAM E FORAM SEPULTADOS COM MEMÓRIA?

24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo. (Neste juízo)

Duas coisas a ser considerada.

Primeiro:  Sofrimento

Segundo: Muita sede para pouca água.

Terceiro:  Fogo (sentença) ponto já apresentado. Fogo é igual a Sentença ou Juízo irrevogável.

Como pode alguém sofrer com sede, e  desejar somente matar sua sede com a ponta de um dedo? Nem a sede  dos bebes matamos com a ponta dos dedos. O pedido parece ser muito irreal para tamanha angustia ou tormento apontado por muitas pessoas religiosas em nosso tempo. Jesus Deus uma sentença aos  lideres de Israel.

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;"  (Mateus 23 : 4)

"Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão."  (João 8 : 39)

Seria muito difícil acreditar que a sede era de água. Note que na parábola, o rico não sabia que existia um Abismo entre os dois. Este ponto nos chama a atenção, pois a bíblia diz: que os mortos não sabem de coisa alguma .

"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos."  (Eclesiastes 9 : 3) "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

O fato do rico não saber que existia um abismo diante de Abraão e ele, somente confirma a doutrina bíblica que os mortos não sabem coisa alguma depois que morrem.

25 “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. 26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. LUCAS 16: 25

Se a doutrina bíblica que os mortos não sabem de coisa alguma já era verdade no velho testamento,, não seria muito estranho o rico não saber dos detalhes do abismo, e de sua separação inviolável  de Abraão? 

Abraão sempre foi um exemplo mesmo na miséria, até servia os cachorros na sua vida em momentos de dificuldade e feridas. Veja se isto não é uma parábola, este Abraão não era o que se dizia dele no principio da parábola.  O que seria uma parábola? Não é fato concreto, mas uma história onde se pode tirar lições de parte da narração , nem tudo é literal. Hoje temos pessoas como Lazaro, e temos ricos em conhecimento, provisões, dons, imagem agradáveis, entre muitos outros talentos que são uma riqueza que poucos tem, mas que na verdade estes pouco se importam com o próximo.

As mãos ou dedos sempre foi apresentado como símbolo de auxilio as pessoas, tanto no velho como no novo testamento.  falando dos que não queriam mover os dedos Jesus disse: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;"  (Mateus 23 : 4)

O abismo do dia a dia.

Teria como o rico não se aperceber que não havia  aceso entre dos dois lugares? A palavra abismo também é uma das dificuldades na sua interpretação. O aposto Paulo disse que passou uma noite e um dia no abismo

"Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;"  (II Coríntios 11 : 25) Neste caso ele estava vivo.

Mesmo em vida uma pessoa pode se angustiar no abismo. Então a palavra abismo não ser utilizada somente após a morte.

"Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?"  (Isaías 51 : 10)

O texto acima apresenta que Deus secou as águas do grande abismo, para seu povo passar a seco. A palavra abismo tem vários sentidos na bíblia sagrada. O sentido de Lucas 16,  é que todos os que selaram seu destino pós a morte, estão sem saída, ou seja, em tormento.

UMA MENSAGEM TARDIA.

27 “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, 28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29 “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30 “Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’

31 “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’”.

Note que para alguém voltar a este mundo tem algumas regras.

Primeiro:  ter sido levado vivo para o Céu.

Segundo:  ter morrido e  ressuscitado.

No caso da parábola Abraão e o rico  tiveram um dialogo, Abrão já havia morrido como parece ser o caso, assim como Lazaro e o rico.

Agora minha pergunta seria. Como sabia o rico que sua família ainda estava vivendo de forma indevida na terra, se os mortos não sabem de coisa alguma das coisas que ocorre a sua volta? Nem mesmo conseguiu ver um abismo entre Abraão e Ele? Não pediu água o suficiente para o refrescar.  

Acontece nesta parábola o que ocorre em muitas outras. Nem todos os pontos de uma parábola são de fato uma ocorrência real.

"Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!"  (Eclesiastes 2 : 16)

Todos os que morrem não sabem de coisa alguma "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."  (Eclesiastes 9 : 5)

As pessoas que perdem seus entes queridos nunca esquece que estiveram com eles, mas as pessoas que morrem sua memória fica entregue ao esquecimento.

6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9 :06

Esta doutrina que os mortos não saberem da nada a sua volta, não é algo do  velho testamento, mas uma doutrina que permeia toda bíblia.

Esta matéria não visa apresentar tudo sobre este tema, mas deixar o leitor uma base para suas conclusões futuras.

Temos uma confusão muito maior na bíblia com a palavra alma, e com a palavra inferno. Em outra ocasião postarei mais sobre estes assuntos.

Que Deus te ilumine sempre!

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