O Rico e Lázaro
19 “Havia um homem rico
que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.
Este rico conhecia Abraão que deu origem ao povo
judeu? Seria o Abraão da bíblia?
Esta parábola já era contada muito antes por vários
povos, mas possivelmente, Jesus utilizou o nome Abraão dos judeus para fazer
uma advertência.
Assim como acreditava os lideres judeus, os gentios
e a classe mais pobre era somente alguém que estava junto ao seu portão. Eles
não proibiam a presença deste inferiores, mas não os convidavam a entrar para
socorrê-los eventualmente , e nem lhes socorria na necessidades mais urgentes. O ricos representava claramente os lideres de
Israel seja estes sacerdotes ou lideres sociais. O próprio Jesus afirma:
"Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão." (João 8 : 39) A diferença entre os filhos de
Abraão e a classe dos ricos que é representada na parábola de Lucas 16 , era
que um vivia a religiosidade, o outra não.
As portões dos grandes lideres de hoje, esta um
grande grupo de pessoas desejando um alimento espiritual básico para manter-se
vivos espiritualmente, assim como migalhas para seu dia a dia. Mas estes
continuarão as suas portas, e enfermos. E não somente os lideres maiores fazem
isto, como os lideres menores.
Todos os portões de residências, palácios, e ainda
de cidades, seu propósito deve ser guardar dos perigos, não isolar os lázaros.
Esta história de Jesus visava elevar as pessoas que ouvia sua parábola a cumprir esta ordem; "Vede, não
desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que
os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos
céus." (Mateus 18 : 10)
Existe um registro de anjos no qual os atos de indiferença
para como os necessitados, são apresentado ao pai Celestial. Os Lázaros de hoje
ainda estão do lado de fora, e estes ricos
apesar de ter muito conhecimento, riquezas, talentos, e conforto, ainda preferem deixar
os Lázaros do lado de fora dos seus portões. Veja o que Diz o livro do
Apocalipse. "Como dizes: Rico sou, e estou
enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e
miserável, e pobre, e cego, e nu;"
(Apocalipse 3 : 17)
Veja que a parábola do rico e Lazaro, também apresenta
um juízo muito semelhante ao apresentado no livro do apocalipse. ; e não sabes que és um desgraçado, e
miserável, e pobre, e cego, e nu;"
A própria parábola aponta um rico sem
visão de vida. O rico não compreendia a verdadeira riqueza.
Falando dos Lázaros existe sentenças muito claras em toda bíblia:
"Conheço as tuas obras, e tribulação,
e pobreza (mas tu és rico), e a
blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás."
(Apocalipse 2 : 9) Esta sentença final atinge diretamente aos ricos
com conhecimento bíblico, ou em outras ciências, talentos e dons, que deixam os
lázaros morrerem do lado de fora.
EXISTE UM FOGO
QUEIMANDO NO HADES PARA ONDE O RICO FOI?
A maior dificuldade
hoje para entender nesta parábola, como outras, é entender; o que é: Fogo
Chama
Tormento
Queimar
Abaixo vamos ver o que
seria queimar no fogo.
"E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma
chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão;
e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou. 21 " E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o
reino será do SENHOR.
(Obadias 1 : 18,21)
Neste texto acima,
aponta que o fogo é quem tem o poder de Julgar.
Segundo a profecia acima Jacó seria fogo, Jose Chama, para julgarem o monte de Esaú.
Em vários textos
bíblicos do novo testamento é apresentado que o ímpios, religiosos ou não, são
apresentados em chama ou queimando. Em
algumas vezes, até queimando eternamente ou fazendo um julgamento de sentenças
eternas, imutáveis ao lado de Cristo . Mesmo o povo de Deus queimaria (julgaria
ou dariam sentenças imutáveis ) da mesma forma como vemos o texto acima de
Obadias.
Jesus disse:
"Vim lançar fogo na
terra; e que mais quero, se já está aceso?" (Lucas 12 : 49)
Disse o profeta
João Batista:
"E eu, em verdade, vos batizo com água,
para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu;
cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mateus 3 : 11)
Devemos entender que
uma pessoa com o Espírito Santo e Seu poder, pode julgar verdadeiramente.
"Vós
julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo." (João 8 : 15) "E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou
eu só, mas eu e o Pai que me enviou."
(João 8 : 16)
Ser chama ou fogo, e lançar fogo, tem sentidos semelhantes.
No texto de Obadias:
ser chama seria julgar....ou ser juiz.
No texto João 8:16 ;
seria usar, ou proclamar o juízo
verdadeiro.
Em nenhum momento
do ministério de Jesus, ele usou o fogo
literal para punir pessoas, ou lugares. Mesmo depois dos discípulos sugeriram
que eles fizesse isto, como Elias havia feito.
"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram:
Senhor, queres que digamos que desça fogo do
céu e os consuma, como Elias também fez?"
(Lucas 9 : 54)
Quando Jesus julgou a
Samaritana, ele usou critérios corretos da lei para julgar. Ou seja, o casal
pego em adultério deveriam ser trazidos
diante de um juiz para ser julgado, segundo a lei. Se Jesus tivesse condenado a mulher pecadora, Ele teria
quebrado esta lei que regrava a lei de acusação. Ele escreveu as leis que
regrava como deveria ser uma pessoa
acusada na areia, e disse a todos que liam o que ele escreveu na areia, "aquele que não tem nenhum pecado que atire
a primeira pedra;" e se
retiravam, pois viam seus pecados
segundo o escrito na areia. A lei
apontou que a acusação era infundada segundo a exigência da lei de acusação. Vendo
seus pecados foram se retirando um a um.
Jesus não veio a este
mundo com a meta ou missão julgar, mas se o fez, julgou segundo a verdade da
lei.
Conclusão:
A palavra fogo neste capitulo, não aponta para
uma pessoa sendo queimada no fogo literal, pois fogo significa; que o rico estava na situação de acusado
por não cumprir a lei de amor, já que o
fogo era eterno. Ele estava em tempo
de juízo ou em dia de expiação. Cabendo lembrar que os mortos já estão
guardados para este tempo, na sepulturas, e que esta condenação era para toda
eternidade.
O FOGO É ETERNO?
Esta é outra
dificuldade da parte de muitos. Muitos acreditam que o fogo pode ser eterno, ou
que este fogo pode queimar alguém literalmente sem consumir o que sofre.
Veja o que a bíblia sagrada afirma que Sodoma e Gomorra e
as cidades circunvizinhas.
"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades
circunvizinhas,... foram postas por
exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." (Judas 1 : 7)
Estas cidades sofreram
a pena do fogo eterno, ou seja, do juízo irrevogável.
As pessoas parecem não
perceber que é a pena que é eterna deste julgamento (Fogo significa Juízo), ou
seja, o texto ficaria assim, ""Assim como Sodoma e
Gomorra, e as cidades circunvizinhas, ...
foram postas por exemplo, sofrendo
a pena do julgamento irreversível. "
Apesar de a pena ou o
julgamento ser irrevogável, podemos notar que o rigor de um grupo para outro será diferente no texto abaixo.
"Em verdade vos digo que, no dia
do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e
Gomorra do que para aquela cidade."
(Mateus 10 : 15)
Aqui não irei
apresentar as fazes do julgamento, dediquei postagens anteriores no qual
apresentei um pouco sobre isto.
O que os textos acima
no livro de Obadias apresentam? Apresenta
que Jacó seria fogo, e o que significa ser fogo?
Queimar seria, julgar
ou sentenciar podemos entender que este pode ser parcial, ou ser uma sentença irreversível, para todo sempre. O tormento
de alguns será eterno, ou seja, o resultado do julgamento será eterno,
irrevogável. É por isto que Jesus apresenta
o rico em tormento, ou seja, sem esperança após o julgamento.
Quando
ocorrerá o momento de todos os ricos ou
pobres que se acham, serem jogados no
fogo eterno?
"Então dirá também
aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo
eterno (julgamento irrevogável), preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25 : 41)
Veja meu propósito aqui não é apresentar quando
ocorrerá os juízos irrevogáveis citados
nesta matéria. Meu propósito é apresentar a base de entendimento para os textos
que Fogo é "juízo ou julgamento"
irrevogável.
UM CÃO ENTRA NA
PARABOLA.
Esta parábola é uma indicação que uma dificuldade
pode piorar. Lazaro estava em dificuldades pois estava com fome e com vestes
simples dos pobres, e até chagas haviam
aparecido na sua espera.
20 Diante do seu
portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; 21 este
ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas
feridas.
Esta cena de um cão aparecer e lamber suas feridas,
tem um fundo muito mais importante que parece, o cão aparecer não é com o
objetivo de florear ou valorizar o sofrimento. Quando Jesus estava no seu
ministério uma cena chama a atenção. Uma mulher aparece
25 Porque uma mulher,
cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos
seus pés.
26 E esta mulher era
grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o
demônio.
27 Mas Jesus disse-lhe:
Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo
aos cachorrinhos.." 28 "Ela, porém, respondeu, e disse-lhe:
Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as
migalhas dos filhos." (Marcos 7
:25- 28)
Este evento da mulher grega, aponta diretamente a
parábola apresentada de Lazaro e o rico. Os gentios ou os pobres eram ignorados,
e são ignorados nos portões também em nosso tempo. Mas nunca por Deus E seus Anjos. Deus esta
atento a todos os seus filhos sofredores
e pequeninos aos olhos do mundo. O fato dos cães lamber as feridas de Lázaro,
aponta que não importa o quanto de
sofrimento pode vir aos lázaros de hoje
por confiar em Deus. Estes
lázaros podem aliviar o sofrimento de muitos cães com suas feridas.
OS MORTOS PARA ONDE
VÃO?
LUCAS 16:22
22 “Chegou o dia em que
o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também
morreu e foi sepultado.
"Este é o mal que há entre tudo
quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos." (Eclesiastes 9 : 3)
"Porque os vivos sabem que hão de
morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem
tampouco terão eles recompensa, mas a
sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9 : 5)
Não importa que teorias se produzem hoje a
respeito dos mortos. Devemos entender o básico sobre os mortos.
Primeiro: Eles não tem memória.
Segundo: Não sabem de coisa nenhuma.
Terceiro : Todos morrem e descem a
sepultura.
O RICO
OU O POBRE MORRERAM E FORAM SEPULTADOS COM MEMÓRIA?
24 Então, chamou-o: ‘Pai
Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na
água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. (Neste juízo)
Duas coisas a ser considerada.
Primeiro:
Sofrimento
Segundo: Muita sede para pouca água.
Terceiro:
Fogo (sentença) ponto já apresentado. Fogo é igual a Sentença ou Juízo
irrevogável.
Como pode alguém sofrer com sede, e desejar somente matar sua sede com a ponta de
um dedo? Nem a sede dos bebes matamos
com a ponta dos dedos. O pedido parece ser muito irreal para tamanha angustia
ou tormento apontado por muitas pessoas religiosas em nosso tempo. Jesus Deus
uma sentença aos lideres de Israel.
"Pois atam fardos pesados e difíceis
de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;" (Mateus 23 : 4)
"Responderam,
e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão." (João 8 : 39)
Seria muito difícil acreditar que a sede
era de água. Note que na parábola, o rico não sabia que existia um Abismo entre
os dois. Este ponto nos chama a atenção, pois a bíblia diz: que os mortos não
sabem de coisa alguma .
"Este é o mal que há entre tudo
quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e depois se vão aos mortos." (Eclesiastes 9 : 3) "Porque
os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem
tampouco terão eles recompensa, mas a
sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9 : 5)
O fato do rico não saber que existia um
abismo diante de Abraão e ele, somente confirma a doutrina bíblica que os
mortos não sabem coisa alguma depois que morrem.
25 “Mas Abraão
respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas
boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo
consolado aqui e você está em sofrimento. 26 E além disso, entre vocês e nós há um
grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu,
ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. LUCAS 16: 25
Se a doutrina bíblica que os mortos não sabem de
coisa alguma já era verdade no velho testamento,, não seria muito estranho o
rico não saber dos detalhes do abismo, e de sua separação inviolável de Abraão?
Abraão sempre foi um exemplo mesmo na miséria, até
servia os cachorros na sua vida em momentos de dificuldade e feridas. Veja se
isto não é uma parábola, este Abraão não era o que se dizia dele no principio
da parábola. O que seria uma parábola?
Não é fato concreto, mas uma história onde se pode tirar lições de parte da
narração , nem tudo é literal. Hoje temos pessoas como Lazaro, e temos ricos em
conhecimento, provisões, dons, imagem
agradáveis, entre muitos outros talentos que são uma riqueza que poucos
tem, mas que na verdade estes pouco se importam com o próximo.
As mãos ou dedos sempre foi apresentado como
símbolo de auxilio as pessoas, tanto no velho como no novo testamento. falando dos que não queriam mover os dedos
Jesus disse: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem
aos ombros dos homens; eles,(lideres) porém, nem com o dedo querem movê-los;" (Mateus 23 : 4)
O
abismo do dia a dia.
Teria como o rico não se aperceber que não havia aceso entre dos dois lugares? A palavra abismo
também é uma das dificuldades na sua interpretação. O aposto Paulo disse que passou
uma noite e um dia no abismo
"Três vezes fui açoitado com varas,
uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei
no abismo;" (II Coríntios 11 : 25) Neste caso ele estava
vivo.
Mesmo em vida uma pessoa pode se angustiar
no abismo. Então a palavra abismo não ser utilizada somente após a morte.
"Não és tu aquele que secou o mar, as
águas do grande abismo? O
que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?" (Isaías 51 : 10)
O texto acima apresenta que Deus secou as
águas do grande abismo, para seu povo passar a seco. A palavra abismo tem
vários sentidos na bíblia sagrada. O sentido de Lucas 16, é que todos os que selaram seu destino pós a
morte, estão sem saída, ou seja, em tormento.
UMA
MENSAGEM TARDIA.
27 “Ele respondeu:
‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, 28 pois
tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também
para este lugar de tormento’.
29 “Abraão respondeu:
‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.
30 “Não, pai Abraão’,
disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se
arrependeriam.’
31 “Abraão respondeu:
‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda
que ressuscite alguém dentre os mortos’”.
Note que para alguém voltar a este mundo tem
algumas regras.
Primeiro:
ter sido levado vivo para o Céu.
Segundo: ter
morrido e ressuscitado.
No caso da parábola Abraão e o rico tiveram um dialogo, Abrão já havia morrido
como parece ser o caso, assim como Lazaro e o rico.
Agora minha pergunta seria. Como sabia o rico que
sua família ainda estava vivendo de forma indevida na terra, se os mortos não
sabem de coisa alguma das coisas que ocorre a sua volta? Nem mesmo conseguiu
ver um abismo entre Abraão e Ele? Não pediu água o suficiente para o refrescar.
Acontece nesta parábola o que ocorre em muitas
outras. Nem todos os pontos de uma parábola são de fato uma ocorrência real.
"Porque nunca haverá mais lembrança
do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como
morre o sábio, assim morre o tolo!"
(Eclesiastes 2 : 16)
Todos os que morrem não sabem de coisa alguma "Porque
os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem
tampouco terão eles recompensa, mas a
sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9 : 5)
As pessoas que perdem seus entes queridos nunca
esquece que estiveram com eles, mas as pessoas que morrem sua memória fica
entregue ao esquecimento.
6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua
inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do
que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9 :06
Esta doutrina que os mortos não saberem da
nada a sua volta, não é algo do velho
testamento, mas uma doutrina que permeia toda bíblia.
Esta matéria não visa apresentar tudo
sobre este tema, mas deixar o leitor uma base para suas conclusões futuras.
Temos uma confusão muito maior na bíblia
com a palavra alma, e com a palavra inferno. Em outra ocasião postarei mais
sobre estes assuntos.
Que Deus te ilumine sempre!
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