terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tese 2 O melhor amigo é aquele que não revela tudo, mas espera você amadurecer.

Tese 2
O melhor amigo é aquele que não revela tudo,      mas espera você amadurecer.






Normalmente a melhor forma de conhecer a Deus é morar próximo ao santuário, mas não dentro dele! Eu e você, temos amigos de verdade, e os conhecemos muito bem, mas não moramos na casa deles. Esta relação também fica mais evidente quando estamos falamos de Deus.
Por mais intrigante e bonita que seja uma amizade entre duas pessoas, geralmente eles não moram na mesma casa. A experiência de Moises com Deus foi assim:


"E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial." (Êxodo 33 : 11)


Por maior que seja a amizade entre Deus e Moises ele sempre retornava  ao arraial. O fato de alguém conhecer a Deus não lhe da o direito de morar com Ele. Não importa quão estreita seja a sua amizade com seus melhores amigos, necessariamente, você não precisa  morar com eles.
Quando estamos ausentes da presença de nosso melhor amigo, ou amiga, não sabemos exatamente o que estão fazendo, mas temos evidências no dia a dia de seu amor por nós. Alguns aspectos de sua forma de ser sempre estarão ocultas.

Ao ordenar a construção do tabernáculo, Deus disse a Moises, "cobrirás".

"E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás;" (Êxodo 25 : 11)
"E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro." (Êxodo 25 : 13)
"E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; ." (Êxodo 26 : 37)
"E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre." (Êxodo 27 : 2)
"E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu." (Êxodo 40 : 3)
"Quando partir do arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemunho;" (Números 4 : 5)

A lição aqui representada, pode  ser tão importante como conhecer; "onde esta o caminho e quem é o caminho". A lição é esta;  ( por mais que você conheça seu melhor amigo, ou amiga, ou por mais tempo que separe para se relacionar com ele, ainda terá muito que descobrir neste amigo ou amiga.) O fato de ainda ter coisas desta pessoa a descobrir, não quer dizer que este não seja seu amigo fiel.

O seu amigo pode estar coberto de ouro, prata, cobre, véu, couro, ou ainda peles se preferir. Contudo;  ninguém pode separar dois amigos em acordo.

Isto quer dizer que; sempre existirá algo que ainda esta encoberto; ou em oculto a nossos olhos. Deve ser por isto que os melhores amigos encontram tempo para se relacionar, ainda que precise ficar durante uma noite inteira conversando, ou durante uma viagem inteira, os assuntos são inesgotáveis.

A revelação nos símbolos do santuário parecia dizer:

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." (João 16 : 12)

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3 : 3)

O que você acha? Estaria também estes dois textos dizendo a mesma coisa?
A verdade é que: 'se você não tem o mesma forma de ver as coisas, não pode suportar as coisas reveladas. Então as dificuldades não estão nas lições que apresentam a misericórdia de Deus e Seu caráter, mas na forma de cada um se posicionar diante das verdades reveladas.

Depois que uma pessoa descobre onde esta O caminho, e quem é  O  caminho,  deve estar em acordo para permanecer no Caminho,  mesmo que as coisas a principio, estejam um tanto encobertas.  Você sabe que você e seu melhor amigo, tem muito da sua forma de pensar. Isto é acordo.

Aprofundar-se pode levar  tempo, mas isto é essencial  para o crescimento.

Esta experiência podemos chamar  de fé. Uma vida com Cristo pode fazer a diferença. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário