sábado, 1 de agosto de 2015

Tese 1 NO SANTUÁRIO ESTA O CAMINHO E O CAMINHO É JESUS.






Tese 1

NO SANTUÁRIO ESTA O CAMINHO E O CAMINHO É JESUS.

“Quem é seu vizinho?”

Quando um ser humano chega a nós com a pergunta: "Como é Deus?" 






Talvez nossa resposta seria a mesma de Jesus: 


"Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai."  (João 8 : 19). 
E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade." João 1:14
                          
Quando Jesus habitou no meio de nós com certeza manifestou o caráter de Deus que é cheio de misericórdia e amor. Assim, quem conhece a Jesus conhece ao Pai.  

Devemos lembrar que, por um longo período da história humana não estava Jesus na Terra para manifestar o caráter de Deus em pessoa.  E se eu e você, estivéssemos vivendo em um período antes de Cristo andar pela Terra, como poderíamos responder à alguém a mesma pergunta? 

"Como é Deus?"
Que verso bíblico, do velho testamento apresentaríamos, uma vez que o novo testamento ainda não existia?  
Você teria que citar com certeza o texto abaixo: 
    
"E me farão um santuário e Habitarei no meio deles". Êxodo 25:08  

O santuário foi um lugar onde Deus Habitou, então podemos concluir que, para alguém conhecer a Deus, teria que ser o vizinho de Deus.  Afinal de contas, desde o principio o cordeiro de Deus foi sacrificado em pró de quem não merecia outra chance. Um altar foi edificado por todos os patriarcas, e no principio um cordeiro foi sacrificado no jardim. O cordeiro foi sacrificado também para vestir Adão e Eva. "E sem derramamento de sangue não há remissão." Hebreus 9:22 No livro de Apocalipse 13:08 foi apresentado a figura de Cristo, como: " o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo".  

O santuário era um livro aberto a todos,  e mesmo  uma criança poderia entender o caráter de Deus através do seu ritual diário. O santuário parecia dizer: " Deixai os meninos, não vos estorveis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos Céus". Mateus 19:14  Um cordeiro sem culpa, era sacrificado por um pecador arrependido.

Mas isto, somente era o começo de um longo trajeto de aprendizado. O santuário revelava cada detalhe do plano da redenção, como também do juízo final.  A presença de Deus ali era manifestada, não para uma mera observação, mas , como uma clara  revelação de um Deus poderoso e cheio de misericórdia.  

 "Eu habitarei no meio de voz". Êxodo 25:08 


O verdadeiro conhecimento de Deus estava ali revelado.   É verdade que o fato de você morar perto de alguém, isto não basta para que possa conhecê-Lo, mas se morar distante as possibilidades de conhece-la ficará muito mais complicada.  


Você conhece seu vizinho"? Com certeza alguém diria: "É certo que sim!    Mas se eu perguntar; "você  conhece o meu vizinho?" com certeza  a resposta seria esta: "Não o conheço como você!"   

Todas as tribos que viviam em torno do tabernáculo, acreditavam que Deus estava no meio deles. Para qualquer pessoa entender de forma clara sobre o Deus de Israel, era essencial entender sobre quem morava no centro da aldeia. O santuário era uma figura do plano de Deus,  e para entender a Deus seria essencial entender o plano de Deus expresso nos símbolos. E hoje não é diferente, quem não conhece o Deus do santuário no velho testamento, que habitou no meio do arraial, dificilmente entenderia Deus Pai,  na pessoa de Jesus, que habitou entre nós.   

O velho testamento afirma:  


"O teu caminho, ó Deus, está no santuário."  (Salmos 77:13)    

O novo testamento a firma:  


"Disse-lhe Jesus; Eu sou o Caminho... ." João 14:06  

Os dois textos não estão em contradição, o caminho de Deus "esta no santuário", mas "Jesus era o caminho". 
Estes textos apresenta de forma clara, o que João Batista afirmou: João via a Jesus, que vinha para ele, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29  

Os três textos estão afirmando a mesma coisa. O caminho para conhecer a Deus esta no santuário, e que este caminho é o Cordeiro, que simbolicamente apontava Jesus no santuário. Então estou a afirmar que a melhor  maneira de conhecer a Deus antes de Jesus vir ao mundo, seria; ser vizinho do santuário.  
Se você morar perto do santuário dirá o mesmo que o salmista:
    
"Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR."  (Salmos 134:2)  
"QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!"  (Salmos 84:1)  
"O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?"  (Salmos 77:13)   
"Eles, têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário."  (Salmos 68:24)   

Você poderá contemplar muito da glória de Deus e Seu poder, entendendo, que a mensagem do santuário não é algo do velho testamento, e sim, o próprio evangelho eterno representado em símbolos. 
Quando entendemos, onde esta o caminho, e quem é o caminho, temos tudo para chegar no lugar esperado. 

 Esta é a primeira tese: No santuário esta o caminho, e o caminho é Jesus. 
     


  

Tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário