quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tese 5 Sacrifício de louvor

O LOUVOR.

Você já deu algum presente contrariado?

Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”

Jesus sempre foi apresentado com nomes ou títulos, tanto no velho testamento como no novo testamento. No santuário estava o caminho, e Ele era o caminho,
"O teu caminho, ó Deus, está no santuário."  (Salmos 77:13)
"Disse-lhe Jesus; Eu sou o Caminho... ." João 14:06

Pelo fato de Jesus ser apresentado como o Cordeiro de Deus e chamado de Cordeiro por tantos autores nos livros do novo testamento,   "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29  Isto evidencia que ao Pai, deveriam ser oferecido sacrifícios de louvor, pois o santuário não era apenas um lugar em que o ser humano adentrava para buscar perdão, mas também agradecia por toda providência.  Mas para entender melhor o que seria sacrifícios de louvor precisamos entender um pouco mais sobre as ofertas sacrificais no período do antigo testamento.

"Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR." (Levítico 1 : 3)

"E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito." (Levítico 1 : 10)

Precisamos entender que nada defeituoso  poderia representar um sacrifício pelo pecado. No Édem um animal foi oferecido sem defeito,  e mais ainda, o animal escolhido para vestir Adão e Eva foi um animal muito especial do casal, era seu animal de estimação,  ou o que mais amava entre os animais constituído limpos. Quando Deus pediu um sacrifício a Abraão, seu filho foi o escolhido, e não é difícil entender o motivo, o Deus do Céu faria o mesmo.

Existe uma pergunta na mente de muitos; "se Cristo morreria em nosso lugar por qual motivo Deus permitia a morte do animal inocente, sem culpa dos pecados do povo?"

Ai se encontra a ciência da redenção, Cristo morreria também sem culpa, esta lição deveria alcançar mesmo as gerações futuras, para Adão e Eva ver seu animal de estimação morrendo em seus braços por seus pecados deveria causar muita tristeza, intima tristeza, alguém que não tinha culpa de seus pecados também morreria um dia para sua remição. Nada poderia fazer eles para remediar ou dar solução, somente o sangue inocente poderia faze-los aceitos por um Deus santo. Este mesmo Deus era o sacrifício escolhido, sem culpa de sua desobediência, assumiria, a culpa do pecador.

Esta lição de que somente alguém sem defeito poderia redimir o povo de Deus, chamamos hoje graça. Um presente que não merecemos, nada fizemos para merecer. Tanto as ofertas pelo pecado, como as ofertas de gratidão, teriam de ser sem defeitos. A oferta pelo pecado, levava um pecador a uma condição aceitável perante Deus.  A oferta de gratidão, levava perante Deus sua gratidão. Mas ambas as ofertas exigia que fosse voluntária, e sem defeito. Nenhuma das ofertas oferecidas a Deus poderia ter defeito.

"Porém, havendo nele algum defeito, se for coxo, ou cego, ou tiver qualquer defeito, não o sacrificarás ao SENHOR teu Deus." (Deuteronômio 15 : 21)

Imagine que você resolva dar um presente a seu melhor amigo por tudo que ele fez por você, busca uma loja qualquer e compra um presente ainda que simples mas com defeito, um relógio por exemplo, uma camisa, uma flor, não importa o presente. Por causa de sua correria diária, ou para economizar,  você escolhesse o mesmo já com defeito, como se sentiria seu amigo ao ver que recebeu algo defeituoso?
Não importa a pessoa a quem desejamos dar algo, ainda que buscamos algo barato, sempre escolhemos algum presente sem defeito. Ainda que seja um bolo, um pão ou qualquer presente ou agrado.

Assim como existia oferta pelo pecado, e a oferta de gratidão.  Ambas são chamadas de ofertas. E o motivo para isto é este: ambas devem ser apresentadas perante  Deus voluntariamente. "de sua própria vontade, perante o SENHOR." (Levítico 1 : 3)

Antes de oferecer a oferta pelo pecado, você deveria analisar se você estava arrependido. Antes de oferecer a oferta de gratidão, deve analisar se você esta agradecido. Isto é ofertar sem defeito.

Ambas as ofertas só podem ser aceitas pelo Senhor, se for de sua própria vontade. Nada você deve oferecer por causa das pessoas a sua volta. Imagine, um grupo de cristãos  em uma igreja ofertando por gratidão, e uma pessoa esta no meio deles e decide fazer o mesmo, mas não se sente agradecido, mesmo assim ele decide fazer sua oferta somente para o desencargo de conciência. Isto é um erro pois a oferta deve ser oferecida voluntariamente, e por motivos corretos.

Seja entoando um louvor, dizendo amém, levantando as mãos a um apelo, ou em espécie. Você  deve ter em mente que tudo que ofereças ao Senhor deve ser apresentadas sinceramente diante do altar.
"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;" (Efésios 6 : 6)

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;" (Filipenses 1 : 15)
Hebreus 13:15
 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”

Não basta fazer, ou oferecer algo a Deus, temos que fazer motivado por Deus, e sinceramente.

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2 : 13)

Para que nossa vontade esteja  em harmonia com o mandamento apresentado no antigo testamento  "oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR." (Levítico 1 : 3) Os motivos do ofertante sempre estarão na balança ao apresentar suas ofertas.

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7 : 21)

Esta sempre foi a vontade de Deus, que todo adorador que se aproxime dEle  ofereça tudo voluntariamente. As leis de Deus foram estabelecida em princípios eternos, todo adorador deve vir a Ele voluntariamente e fazer o seu melhor. Sem motivos defeituosos.

Em nossos dias, temos pessoas de grupos sociais no qual presenteia seus colegas de trabalho, já ouviu falar do "amigo secreto?" Os nomes são sorteados e você nunca sabe qual de seus colegas irá ser seu amigo "secreto". Não importa qual seja a relação que tenha com o nome que pegou, terá que aceitar por educação e lhe presentear, e ainda dizer talvez algumas palavras pré- fabricadas no canteiro da vida. Afinal de contas, você não vai ser o único que irá fugir da regra ou costume, vai?  Você sorri para o sorteado, mas a pessoa que realmente merecia um bom presente seria, uma outra, ela te auxiliou nos primeiros dias na empresa, se mostrou prestativa mesmo quando os outros te ignoravam, colocou em risco o emprego dela para te defender. Você acha que a brincadeira do amigo secreto é voluntario?  Muitas pessoas congregam nas igrejas, colocam suas ofertas sob o altar, mas fala sério, voluntariamente? Sabemos que sempre existirá pessoas que adoram Deus de forma correta ou outras de forma imperfeita.

Sabemos que; na hora de louvar muitos  não louvam a Deus pelos motivos corretos, seus sentimentos não estão ligados aos seus atos. Ainda que não devemos confiar nos nossos sentimentos, devemos avaliar corretamente o motivo de nossos atos.

Assim as ofertas no santuário deveriam ser oferecidas voluntariamente sempre, no espirito de gratidão, submissão  e  contrição pelo pecado.

Reflita.

Assim que for possível postarei a próxima tese.

Um abraço!










Nenhum comentário:

Postar um comentário