sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Tese 6 O acabamento não é maior que a estrutura.

 O acabamento não é maior que a estrutura.


Nos aspectos físicos do templo os metais eram utilizados para cobrir, reforçar, dar acabamento e valorizar todo templo. O metal  mais evidente e notório seria o ouro. Existia outros materiais de menos valor, como a madeira de acácia, os tecidos, as peles de animais, e ainda outros. Como o templo e seus utensílios eram normalmente banhado em ouro ou feito em ouro, assim ficava muito evidente a importância do ouro no templo e o efeito dele sobre todos os seres que visitavam o templo, ou tinham uma noção de sua beleza segundo as informações que recebiam.

O ouro utilizado no santuário seria o ouro de orfir, segundo os comentaristas um metal preparado de forma especial. Mas no templo não havia janelas, as luzes existentes no templo levava o ouro ter um brilho especial.

Assim são nossa boas obras, Deus as motiva, tanto no querer como no efetuar, podem ser lindas e até brilhar ao ser comparada com a palavra, mas mesmo estas, precisam ser purificadas.

Jesus perguntou certa vez:

"Pois qual é o maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?"  Mateus 23:17 , 19
"Pois qual é o maior: o ouro, ou o templo, que (separa, purifica) o ouro?"

Não quero dizer com isto que o ouro tem somente este simbolismo (obras justas), o que quero dizer é que; se o ouro necessitava da atuação (estrutura) do templo para ser santo, imagine o nosso melhor.
Quando estamos diante da luz da palavra de Deus com certeza teremos no dia a dia, algo de puro em nós, faremos obras maravilhosas, até nossas obras terão um brilho especial mediante a luz e presença do Espirito Santo, mas tudo isto precisa ser purificado no dia a dia do santuário de Deus. Assim ocorria com as obras de todos os que moravam vizinhos do santuário, o melhor da cada um deles precisava ser purificado pelo cerimonial do templo. Ainda que o ouro abrilhantava o santuário, e valorizava de certa forma a presença de Deus, o ouro era apenas ouro de orfir, tinha sim um valor no mercado, mas nada mais que isto. Assim são nossas obras boas, são apenas boas obras. Assim, são nossas ofertas, são apenas ofertas boas quando doadas voluntariamente, precisam ser purificadas, para estar e permanecer diante de Deus.

Qual seria o problema central dos fariseus? Era não entender o que seria mais importante.


  "Desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas". Mateus 23:23

Existe uma disputa entre os cristão de hoje, para saber como alguém pode se tornar santo. Mas a própria palavra responde.

E disse-lhe o Senhor: "Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa". Não é somente o ouro que é santificado, a terra também pode ser santificada com a presença de Deus. Onde Deus esta; este lugar É santo.

Desta passagem poderíamos tirar muitas lições, mas vou me restringir em dizer que:  o acabamento não é maior que a estrutura.
Você é mais que tudo, é o santuário de Deus. Você é a estrutura que um dia Deus resolveu investir para comprar por um bom preço,  um preço incalculável. E por qual motivo você foi adquirido? Não foi pelo acabamento, foi por amor!  


O apostolo João disse:

"Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. João 4:16

As suas obras são parte do templo que é você, da um brilho especial neste templo de Deus. Estas obras são como o ouro, e  com certeza tem que estar no templo, mas precisam ser purificadas pela estrutura já existente em você. Ou melhor, o Espírito Santo (Deus) habita em ti, mostra o caminho que é Cristo o cordeiro através de Sua luz, intercede por você. 
"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo".  I Pedro 1:7


"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Coríntios 3 : 16)

É certo que temos que ter ouro neste templo, (obras boas) mas estas terão que passar por purificação para serem aceitas.

"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças ... ." 
 (Apocalipse 3 : 18)


 Tenha um bom dia!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário