sábado, 18 de maio de 2019

TESE 15 A Lei Do Divórcio Não são Sumárias.

Tese 15 
AS LEIS DO MATRIMONIO.

Os temas postados neste espaço visa tirar lições entre o santuário e nossa vida. Deus disse: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"  (I Coríntios 3 : 16)

Deus havia proibido a construção de um santuário fora dos limites de Jerusalém. Um único santuário deveria ter o povo de Deus, assim como devemos ter um único lugar de adoração, no plano original de Deus.

Um único santuário e uma única esposa.

O apostolo apresenta que o homem solteiro cuida das coisas de Deus e o casado cuida das coisas do mundo. Ele apresenta que, como sacerdotes de Deus depois de casado temos uma forma diferente de atuar como sacerdotes.  Mas em ambas as situações estamos adorando a Deus.
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas."  (Colossenses 3 : 19)
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,"  (Efésios 5 : 25)
"O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher."
I Corintios 7:32-33
Quando amamos nossas esposas estamos cumprindo a lei de Deus. Esta lei foi apresentada de forma resumida, "Amar a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo". Amar o próximo como a ti mesmo é fazer pelo próximo o que faríamos a nós em todas as circunstancias. Mas amar a esposa é algo mais especial. É amar muito mais do que amamos a nós mesmos. Mas será  assim mesmo?

Quando Cristo se apresentou para ser o substituto na penalidade que nós merecíamos, Ele não pensou em Si mesmo, mas  se apresentou a sofrer. Amar nossas esposas, é amar mesmo com prejuízo. Ainda que ninguém deseja ter prejuízos na sua vida ou dar prejuízo, devemos entender que amar é estar disposto a ter prejuízos.
Pense em todos os prejuízos que Jesus teve por amar sua igreja.
Ele que ocupava um lugar com o  Altíssimo decide se tornar Um com sua igreja.
Depois de assumir este compromisso, e prejuízo, Ele foi.
ridicularizado,
humilhado,
ele ocupou o lugar de um ser inferior,
ele perdeu seus títulos e recebeu um menor,
foi crucificado,
foi chicoteado.
Jejuou.
Como castigo de Seu amor recebeu uma coroa de espinhos,
deixou o trono, para trabalhar como servo,
ele fez milagres pela sua igreja,
sua igreja desejavam mata-lo,
estava junto de grandes seres com um nível de educação alta e santidade, veio habitar com  pessoas não polidas.

Quero perguntar a você: Ele pensou nEle quando se propôs vir a esta Terra e unir-se a Sua igreja?

Uma vida matrimonial é um pedacinho do Céu, mas sinto em dizer, que o restante é uma vida em que você não terá reconhecimento. 

Deus  permitiu que houvesse o tabernáculo e que este se mudasse de lugar para outro no deserto, mas nunca um segundo concorrente. Não devemos adorar a Deus em dois lugares. Ou você vive vida de solteiro ou de casado.
E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. 
I Coríntios 7:32-33
Seja fiel a sua esposa. Somos um templo de Deus quando solteiros, e um templo de Deus quando casados, pois ambos se tornam uma só carne. No principio Deus criou e os abençoou.

Por mais intima que seja a sua relação com seus amigos verdadeiros, existe limites a serem observados. Estes limites você poderia chamar de leis do relacionamento. 
"Amar a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo". 
As leis do relacionamento, são defendidas por Deus e bem definidas seus limites na palavra de Deus. 
"Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém". Deuteronômio 27:17
As leis do relacionamento é um conjunto de leis. Uma delas é sempre discutida ainda hoje,  as leis do matrimonio.
Deus instituiu o matrimonio, mas uma crise  espiritual ou cultural, abalou esta instituição. Mas não a aboliu. 
Por ocasião a criação da raça humana esta instituição apontava para um único esposo e esposa.    "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. GÊNESIS 1:27,28
 O homem e mulher deveriam se unir em matrimonio  e permanecer juntos. Socialmente e espiritualmente  havia uma harmonia neste momento da história.
Deus não havia provido duas esposas a Adão, isto seria um tanto confuso se ocorresse, apesar de desejar que estes enchessem a Terra. As benção de Deus não precisava de uma ajudinha da parte humana. Deus faria cumprir Seus objetivos de encher a Terra, mesmo que os casais que se juntassem tivessem um único matrimonio. Quando o tema Matrimonio foi apresentado por Jesus ele citou a palavra o "principio". Ocasião em que não havia pecado, e alguns períodos pontuais pós o pecado.


A lei de Deus estava naturalmente apresentada ao homem e a mulher no principio, seu compromisso era viver respeitando estes limites. e viverem se reproduzindo até encher a Terra. Contudo um intruso entrou na história humana, o "pecado". E o pecado leva os seres humanos a terem dificuldades de relacionamento. 

O período de conflitos nos relacionamentos.

Mesmo depois do pecado, Adão e Eva mantiveram um relacionamento estável, não contraíram uma nova experiência matrimonial. Isto veio  a ocorrer somente com as descendências que se afastaram mais e  mais um do outro, e de Deus.
Quando Jesus disse "a principio não foi assim." estava se referindo que Deus nunca planejou o divorcio, um dos exemplos foi o próprio Adão. Ele Adão, poderia ter todos motivos  para desejar buscar uma outra esposa, quanto mais esposas este tivesse, mais filhos teria, mas neste sentido não caminhou, e buscou permanecer nos planos de Deus de uma Terra cheia, segundo Deus havia definido a "princípio".
Sempre existirá  conflitos para alguém deixar sua esposa, ou esposo. Mas o primeiro Adão não deixou sua esposa. Este é um raciocínio logico, então Jesus disse: "No principio não foi assim.".

Na época de Jesus havia um desentendimento a respeito deste assunto, "limites". O assunto em pauta era: "poderia alguém se separar por qualquer motivo"?
Havia na ocasião uma certeza, o divorcio em algumas situações era necessário, mas seria o divorcio correto por qualquer motivo?

Eu anteriormente já falei que nenhuma lei é sumária. Você poderá entender um pouco mais sobre este assunto na tese abaixo.
http://tesesdosantuario.blogspot.com.br/2015/09/4-tese.html

Teria Jesus uma posição sumária a respeito do matrimonio? Ou seja; teria Jesus uma posição radical a respeito deste assunto? Não se pode divorciar, em qualquer circunstância, foi isto que Jesus disse?
    Este é o foco desta matéria.  Aqui não desejo delinear quando uma pessoa pode ou não pode se divorciar-se. Mas tentar apresentar de forma simples um pouco do caráter de Jesus, e das pessoas envolvidas na cena, quando indagaram  sobre as leis do matrimonio.

O que seria um fariseu infiel?

 Fariseus se gloriam em sua ligação com homens espirituais:
“E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão” (Mateus 3:9)
Fariseus se gloriam na sua justiça exterior:
Jesus disse: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e dos fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20)
Fariseus não se misturam com pessoas pecadoras:
"Os fariseus disseram para os discípulos de Jesus: Por que o seu Mestre está comendo com pecadores" (Mateus 9:11).
Fariseus são ascéticos:
"Por que os fariseus jejuam, mas os Seus discípulos não jejuam?" (Mateus 9:14).
Fariseus são desenformados. As leis não eram sumárias.
"Os fariseus disseram a Jesus: 'Os Seus discípulos fazem o que não é permitido fazer no sábado'" (Mateus 12:2).
“E havia ali um homem com a mão mirrada. E eles questionaram Jesus, perguntando: “É lícito curar no sábado? “‟ – para que pudessem acusá-Lo” (Mateus 12:10).
Fariseus são motivados pela inveja e pelo ódio, tentam destruir com os que discordam de sua justiça.
“Os fariseus saíram e conspiraram contra Jesus, como eles poderiam destruí- Lo” (Mateus 12:14)
Fariseus são desconfiados e supõem o pior das outras pessoas:
“Os fariseus disseram: „Este homem expulsa demônios senão por Belzebu, o principal dos demônios‟” (Mateus 12:24)
“Os fariseus disseram: „Este homem expulsa demônios senão por Belzebu, o principal dos demônios‟” (Mateus 12:24).
Fariseus negligenciam suas responsabilidades familiares em nome da religião:
“Por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da sua tradição? Porque Deus disse: „Honra a teu pai e a tua mãe ...‟. Mas vocês dizem: „Qualquer que disser ao seu pai ou a sua mãe: „Tudo o que eu tenho que poderia te ajudar foi dado para Deus‟, ele não tem de honrar seu pai ou sua mãe” (Mateus 15:1-9)
Fariseus ficam facilmente ofendidos:
“Os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: „Você sabe que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram essas palavras?‟ Jesus disse: „Deixe-os sozinhos‟” (Mateus 15:12-14)
Fariseus são espiritualmente cegos:
Jesus disse: “Eles são guias cegos. E se um homem cego guiar outro homem cego, ambos cairão na cova” (Mateus 15:14)
Fariseus são hipócritas:
“Cuidado com o fermento dos fariseus que é a hipocrisia” (Lucas 12:1).
Fariseus procuram pegar os outros nas suas palavras:
“Alguns fariseus foram ter com Jesus, tentando-O e perguntando: „É lícito ao homem se divorciar de sua mulher por qualquer motivo? (Mateus 19:3)
Fariseus são duros de coração:
“Este povo Me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de Mim” (Mateus 15:8)
Fariseus não podem apreciar louvor de crianças
“Quando os principais dos sacerdotes e os escribas viram as crianças gritando: „Hosana ao Filho de Davi‟, eles ficaram indignados” (Mateus 21:15)
Fariseus não praticam o que ensinam:
“Fariseus dizem coisas e não as fazem” (Mateus 23:3)
Fariseus atam fardos pesados sobre os outros:
“Eles atam fardos pesados e os colocam nos ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem com um dedo” (Mateus 23:4)
Fariseus buscam a honra dos homens:
“Os fariseus fazem suas obras para serem vistos pelos homens” (Mateus 23:5).
Fariseus pensam que a santidade está no estilo de roupa de alguém:
“Os fariseus alargam seus filactérios (pequenas caixas contendo texto da Escritura usadas na testa) e alongam as franjas dos seus vestidos” (Mateus 23:5)
Fariseus gostam de posições e títulos de honra:
“Eles gostam de sentar-se à mesa principal em jantares da igreja, ficando na posição mais proeminente, orgulhando-se no esplendor do elogio público, recebendo títulos honoríficos, e ser chamados de „Doutor‟ e „Reverendo‟. Não deixe as pessoas fazerem isso com você, colocá-lo num pedestal dessa forma” (Mateus 23:6-8 ).
Fariseus corrompem os outros:
“Aí de vocês, fariseus, porque vocês fecham às pessoas o reino dos céus; porque vocês mesmos não entram nem permitem entrar aqueles que estão entrando” (Mateus 23:13).
Fariseus tiram proveito ( usam as ) das pessoas..
“Aí de vocês, fariseus, porque vocês devoram a casa das viúvas” (Mateus 23:14)
Fariseus oram longas e impressionantes orações em público:
“Aí de vós, fariseus, porque, para o justificar, fazem longas orações; por isso sofrereis maior condenação” (Mateus 23:14).
Fariseus fazem trabalho missionário e tornam as pessoas duas vezes filhas do inferno:
“Aí de vocês, fariseus, porque vocês percorrem o mar e a terra para fazer um prosélito e quando o fazem vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês mesmos” (Mateus 23:15)
Fariseus interpretam as Escrituras sem a revelação de Deus:
“Aí de vocês, guias cegos, que dizem: „Qualquer que jurar pelo templo não é nada; mas qualquer que jurar pelo ouro do templo está obrigado‟. Seus tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o templo que santifica o ouro? " (Mateus 23:16-22)
Fariseus são detalhistas, mas não discernem o mais importante.
“Vocês fariseus dizimam a hortelã, o coendro e o cominho e negligenciam as disposições mais importantes da lei” (Mateus 23:23).
Fariseus negligenciava a justiça, misericórdia e fidelidade.
“Vocês fariseus negligenciam as disposições mais importantes da lei: justiça e misericórdia e fidelidade; mas essas são as coisas que vocês deveriam fazer…” (Mateus 23:23)
Fariseus se importavam com coisas pequenas, desprezavam as coisas importantes. 
“Vocês fariseus, hipócritas e guias cegos – que coam mosquitos e engolem camelos!” (Mateus 23:24).

Fariseus se concentram somente em ter um bom testemunho exterior:
“Vocês fariseus limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de roubos e de autoindulgência. Vocês fariseus cegos, primeiro limpem o interior do copo e do prato, de modo que o lado de fora também fique limpo” (Mateus 23:25, 26)
Fariseus dizem que eles nunca teriam feito o mal que os outros fizeram:
“Vocês fariseus constroem os sepulcros dos profetas e adornam os monumentos dos justos e dizem: „Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido parceiros deles para derramar o sangue dos profetas‟” (Mateus 23:29,30)
Fariseus perseguem os profetas de Deus:
“Eu estou lhes enviado profetas … A alguns deles vocês irão matar e crucificar, e a outros deles vocês irão açoitar nas suas sinagogas, e persegui-los de cidade em cidade, para que sobre vocês caia a culpa de todo sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, o filho de Baraquias, que vocês assassinaram entre o templo e o altar” (Mateus 23:34,35)
Fariseus se importam muito com as opiniões das pessoas:
“O batismo de João, de onde era? do céu ou dos homens? E os fariseus começaram a arrazoar entre eles, dizendo: „Se nós dissermos: „Dos homens‟, nós tememos o povo, porque eles consideram João como um profeta” (Mateus 21:25-27)
Fariseus amavam o dinheiro:
“Os fariseus eram amantes do dinheiro” (Lucas 16:14)
Fariseus imaginam que são melhores do que os outros:
“Jesus falou esta parábola para algumas pessoas que viam os outros com desprezo: Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu ... que orava para si mesmo: „Deus, eu Te agradeço, porque eu não sou como as outras pessoas” (Lucas 18:9-11)
Fariseus confiam na sua própria justiça:
“Ele também disse esta parábola para alguns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos” (Lucas 18:9)
Fariseus menosprezam os outros:
“Jesus falou esta parábola para algumas pessoas que olhavam os outros com desprezo” (Lucas 18:9).
Fariseus exaltam-se sobre os outros:
“Este cobrador de impostos foi para sua casa justificado, e não o fariseu – porque qualquer que se exaltar será humilhado” (Lucas 18:14)
Fariseus se gabam de suas realizações:
“Deus, eu Te agradeço porque não sou um trapaceiro, ou injusto, ou um adúltero. Jejuo duas vezes por semana; pago o dízimo de tudo que eu tenho...” (Lucas 18:11,12).
Fariseus gostam de armar armadilha aos outros.
“Os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério e, colocando-a no centro, disseram-Lhe: „Mestre, esta mulher foi apanhada em adultério, no próprio ato. Na lei Moisés nos mandou apedrejar tais mulheres; o que então Você diz?‟ Eles estavam dizendo isso, tentando-o, para terem motivos com que acusá-Lo” (João 8:3-6)
42 - Fariseus imaginam que amavam o Pai.
Jesus disse-lhes: “Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam ... Vocês são do seu pai, o diabo, e querem fazer os desejos de seu pai” (João 8:42,44).
Fariseus são mentirosos e assassinos:
Jesus disse: “Vocês são de seu pai, o diabo, e querem fazer os desejos de seu pai. Ele foi homicida desde o início e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)
Fariseus perseguem aqueles que não os escutam:
“Os fariseus disseram a ele (o homem cego que fora curado): „Você nasceu todo em pecado e está nos ensinando?‟ Então eles o expulsaram (da sinagoga)” (João 9:34)
Fariseus são invejosos por não ter o poder de Deus.
“Os fariseus disseram: „O que estamos fazendo? Porque este homem está operando muitos milagres‟. Daquele dia em diante, eles planejaram juntos como matá-Lo” (João 11:47,53)
Fariseus não entendiam que por causa da misericórdia se estabeleceu a lei.
“Os fariseus disseram: „Este homem não é de Deus, porque Ele não guarda o sábado‟” (João 9:16)
Fariseus testam Deus pedindo a Ele sinais:
“Os fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal de Você” (Mateus 12:38)

Fariseus não têm nenhuma preocupação com os pecadores perdidos:
“Os fariseus disseram: "Esta multidão, que não conhece a Lei, é maldita‟” (João 7:49)

Fariseus valorizam suas tradições mais do que a Palavra de Deus:
“Jesus disse aos fariseus: „Vocês são especialistas em pôr de lado o mandamento de Deus, a fim de manter sua tradição‟” (Marcos 7:9)
Fariseus justificam-se comparando com as falhas dos homens.
“Jesus disse aos fariseus: Vocês são aqueles que justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece seus corações; pois o que é muito estimado entre os homens é detestável aos olhos de Deus” (Lucas 16:15)
As palavras finais de Jesus para os fariseus são temíveis: “Vocês serpentes, raça de víboras, como escaparão da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

Não era fácil conviver com uma pessoas com um caráter assim. Poderíamos imaginar que estar casado com alguém assim, seria um motivo de se separar?

Agora que tens um noção sobre o caráter dos Fariseus, vamos voltar ao tema.

"Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

A primeira pergunta coloca Deus em cheque, e Jesus na defesa de Deus disse: 
"
Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Até aqui Jesus defende o plano de Deus no assunto matrimonio, também defende que tudo que Deus havia feito ou estabelecido era bom, e que Deus não foi o responsável por problemas surgido pós pecado. E conclui com esta declaração:
"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. "   
Depois de afirmar que ambos são uma só carne, ou seja, devem ter o mesmo projeto de vida e alvo, e que este propósito não deveria ser quebrado por caprichos humanos, ou dificuldades "qualquer".

Então eles vieram com a segunda pergunta, questionado a ordem de Moises de liberar a carta de divorcio por qualquer motivo. Agora Jesus busca apresentar que Moises foi misericordioso com os seres humanos cheio de egoísmo.
Esta pergunta visava encontrar algo contraditório na resposta de Jesus para acusa-lo de se levantar contra Moisés.
"Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?"
JESUS foi claro, e direto na sua resposta; "Foi por ser  misericordioso". 
"Disse-lhes ele: Moisés, por causa da (misericórdia) dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim."

O que Jesus afirmava que não era da vontade de Moisés ou de Deus, permitir a carta de divorcio por qualquer motivo, mas que a responsabilidade deste ato de Moisés, era resultado do pecado.  Foi a afastamento  dos seres humanos dos principio do amor que levou Deus tolerar a carta de divorcio por "qualquer motivo".  
 
Esta atitude de permitir dar carta de divorcio por qualquer motivo,  " ou por misericórdia " elevou a santidade e caráter de Deus na vida de Moises, não  demostrando sua falha de caráter ou firmeza na verdade.
Muitas vezes, não somente Moisés mas também Deus usando de misericórdia permitiu algo e não que seria o melhor, e não imputou como pecado.
O assunto ali discutido não era se após o pecado havia necessidade , em que algumas situações existia-se  necessidade para  a dissolução de um casamento; mas se  poderia ser por qualquer motivo?

Então Jesus afirma ao fariseus:
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Depois de Jesus encerrar os questionamentos sobre os limites do matrimonio dizendo:  que a adultério seria o único  motivo aceito para um fariseu se separar, fechou-se a questão.

Lembra-se  que quem questionou o assunto foram os FARISEUS contendo o caráter já apresentado acima.

Mas os discípulos não entenderam. Imaginaram que esta posição de Jesus era para todos, e não para aqueles que formularam a pergunta. 

Na mente dos discípulos havia outros motivos justos para uma dissolução matrimonial. E eles estavam corretos, havia outras situações em que o divorcio seria uma necessidade. A pessoa inocente poderia se casar de novo se seu cônjuge: desaparecesse por completo, em caso estado de loucura crônica,  e outras ocasiões.
Havia casos que se deveria buscar outro cônjuge e continuar sua vida. Mas existem muitas outras que não quero citar aqui, pois este não é o tema.

Os discípulos para não causar desconforto para Jesus diante dos fariseus, voltaram a perguntar sobre este tema em casa, longe dos olhos dos fariseus. Segundo o livro de Marcos. 10:10

Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

A resposta aos fariseus foi clara, somente em caso de fornicação. Do contrario estariam adulterando. Este grupo tinha um caráter demolidor, destruía tudo que mais próximo  deles se aproximasse, assim como suas esposas não poderiam se afastar deles. Estas se tornavam semelhantes.
Para este grupo somente em caso de fornicação. Jesus concedeu  a eles os fariseus esta única forma de dissolução do matrimonio que seria, em caso de Fornicação.
Depois dos discípulos entenderem que o juízo dado sobre o divorcio, estava intimamente focado nas pessoas com características de um fariseu, os levou a rever seus conceitos anteriores, e nada mais ficou de duvida sobre a quem e quando aplicar este juízo a respeito do divorcio.

Mas os discípulos haviam de ser esclarecido em mais um ponto importante, no principio Deus instituiu o matrimonio, mas o seres humanos poderiam optar por outro estilo de vida, "uma vida de solteiro", é claro que este estilo de vida não poderia ser  por motivos egoístas.

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:3-12

REFLEXÕES

Nos textos acima temos dois pontos. O primeiro era que, se divorciar somente em caso de fornicação: Jesus respondeu em casa que a sentença dada em publico era somente para aqueles que o interrogou em publico, (os fariseus). Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Existe um grupo de pessoas na terra que tem o mesmo caráter dos fariseus, para entender melhor sobre isto você deveria estudar na escritura sobre o caráter destes. A estas pessoas deveria ser velado o direito do divorcio,  a não ser que o motivo seja fornicação. 
Contudo o divorcio nunca foi uma lei sumária para Jesus, Ele deixou claro que em caso de fornicação para um grupo especifico seria justo (para os fariseus), e não detalhou sobre outros grupos.
Um novo casamento nunca foi velado na escrituras sagradas, mas deveria ser restringido de forma especial para um grupo de pessoas em caso de ser solicitado. (pessoas semelhante aos fariseus) 

 O segundo ponto era que viver sem se casar não é algo proibido na experiência cristã.  Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber a isto receba.
Contudo Jesus deixou claro este ponto, as pessoas tem direitos de ficar solteiras, e que na ocasião havia os que foram levados por uma serie de circunstâncias a decidirem a vida de solteiro.   Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus

E finaliza com esta afirmação. Quem pode receber isto, receba-o.
Assim apesar de existir as leis deixadas por Deus no principio a respeito do matrimônio, esta não seria uma lei sumária. Ou seja, não é um pecado mortal sair do plano do principio da criação de Deus, existem circunstancias que,  com a entrada do pecado, exigiu maior necessidade de aplicar a misericórdia, ou seja, aplicar a lei do princípio. 


Considerações:


  • Deus instituiu o casamento no principio e isto é muito bom. Mas permitiu ficar solteiro, não é pecado ficar solteiro por um objetivo,  ou circunstancia.
  • Deus instituiu  o matrimonio e uma única relação conjugal e um único parceiro. Mas usa de misericórdia para alguns cônjuges, permitindo novo matrimonio.
  • Deus instituiu o matrimonio no principio e isto é muito bom. Mas só permitiu o divorcio somente em caso de fornicação para um grupo com um caráter especifico, como dos  fariseus. 
  • Deus instituiu o matrimonio no principio e isto é muito bom. Mas mesmo depois do pecado, orienta aos os seus servos, a permanecer casados mesmo diante das dificuldades.

Mesmo com as pessoas que agiam como fariseus, Moisés o homem mais manso da Terra usou de misericórdia e compaixão, e isto pode ocorrer com alguns lideres ao tratar uma relação destruída pelo espirito de fariseu.   A posição correta é não dar permissão da carta de divorcio a uma pessoa com espírito de fariseu. Mas mesmo que alguns lideres de a liberdade a uma pessoa com espirito de fariseu por misericórdia, para um novo casamento, a pessoa que recebeu esta permissão  poderá estar em falta com Deus, e ser julgado por Jesus no juízo final como adultero, e condenado. Ou seja, pelo fato da igreja aprovar uma separação, não garante este estar aceito diante de Deus.

Apesar de Jesus não condenar o divorcio para algumas  situações, o risco de você se perder existe, mesmo depois da igreja aprovar seu divorcio. No juízo será analisado os motivos não os atos em si mesmo. Para entender isto melhor leia a matéria TESE 9.

Muitas pessoas analisam se uma situação é sustentável, mas veja, você tem que ser honesto com você ao fazer uma avaliação sobre os motivos desta insustentabilidade conjugal. Você tem que analisar se os motivos que estão gerando esta insustentabilidade, não as circunstancias da insustentabilidade.
Vou tentar ser mais claro. Imagine que você veja alguém dando um tapa nas costas do outro de forma vigorosa. O que você imaginaria estar ocorrendo? Poderia ser falta de educação ou falta de respeito, ou uma tentativa de ferir a vitima. Para saber o que esta ocorrendo você tem de entender o que levou o ato ser praticado. Entender o motivo, não somente o tapa em si.
Se a pessoa estiver engasgada pode ser um ato foi justificado.

Quando Jesus pegar o ato de você ter divorciado de alguém, ele não pegará as brigas, desentendimentos, mentiras, ou atos simplesmente, mas analisará os motivos destes.

E é por este motivo que os fariseus não tinham o direito do divorcio a não ser em caso de fornicação. O caráter deles destruía as coisas belas e valorizava as coisas sem valor, levando-os a desistir do casamento, não os atos em conflito com o cônjuge seria  o problema. 
Se estes se casarem varias vezes, sempre levará a dissolução conjugal, ou estarão próximo a isto, então o problema não é os acontecimentos cotidianos que levam ao divorcio, mas o caráter de um fariseu que não se curva diante de Deus.

É verdade que usando de misericórdia, com os fariseus podemos errar, mas ver alguém livres das garras de um fariseu pode salvar sua vida e sua alma. E quanto ao  fariseu, terá que se ajustar com Deus no juízo.


Para entender melhor o assunto que a leis não são sumárias você pode ler este artigo, facilitará o seu entendimento sobre lei e misericórdia.
http://tesesdosantuario.blogspot.com.br/2015/09/4-tese.html

A incompatibilidade de gênios, nem sempre  levará ao divorcio, mas sim, a um nível mais aperfeiçoado do caráter de Deus.
O que esta destruindo a vida matrimonial geralmente, não é somente  a incompabilidade, mas um o caráter destituído de Deus.

Um dia alguém me me disse: "Quando errei a igreja me julgou de forma muito dura. Não fez isto com outros que erraram da mesma forma."

Então respondi; a única forma de alguém não ser julgado de forma inconveniente seria não errar, podemos escolher não errar, mas nunca os espirito com que nos julgarão.

Ainda que existe muitos motivos aceitáveis para uma dissolução da vida conjugal, o importante em uma crise conjugal é, qual o caráter que tenho? O ponto em questão é: estou agindo como um fariseu?

Mas lembra-se, o fariseu eram cegos, sempre achava estar com razão em tudo. Então quando sentir que não da mais para continuar casado, seja humilde,  busque aconselhamento de pessoas ligadas a sua fé, e aceite orientações de outras pessoas, uma da característica de um fariseu é achar que ninguém tem sabedoria suficiente para aconselha-lo, ou que estas pessoas não sentem sua dor.

Pense nisto.






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