sábado, 31 de agosto de 2019

TESE. 16 - O SANTUÁRIO E O ESPIRITO SANTO.

TESE. 16

O SACERDOTE E O SANGUE DO CORDEIRO.

Quando analisamos  o plano  da salvação apreendemos que, sem intercessor não existe salvação ou perdão.
Devemos entender que o sangue do sacrifício  expiava os pecados no santuário, e expiava os pecados do pecador,  pela atuação de um sacerdote.
O  ritual estava baseado em um intercessor, este oferecia o sangue no santuário na presença do Pai.


Êxodo 29
38 Eis o que sacrificarás regularmente sobre o altar: a cada dia dois cordeiros de um ano. 39 Oferecerás um de manhã e o outro ao entardecer. 40 Com o primeiro cordeiro oferecerás o equivalente a um jarro da melhor farinha, misturada com um litro de azeite de olivas batidas e um litro de vinho como oferta derramada.…

Todos os dias o cordeiro necessitava  morrer, para que tivesse o pecador o perdão. O sacerdote tinha que apresentar o sangue remidor diante de Deus. Assim como o sacerdote deveria estar vivo para levar o sangue remidor. 

Mortos não podem fazer a obra do intercessor. 

Ainda temos de ter em mente que um filho de sacerdote deveria ser adulto para exercer seu oficio. 
"E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da casa do SENHOR, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para que a dirigissem" (Ed. 3.8;).
25 anos: 
"Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação" (Nm 8.24; ).
30 anos: "Da idade de trinta anos para cima até aos cinquenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação" (Nm 4.3; ). 
Ainda que fosse separado desde seu nascimento para este objetivo; por pertencer a genealogia  da tribo de Levi.

Um bebe não poderia oficializar dentro do santuário.

"Eis o que sacrificarás regularmente sobre o altar: a cada dia dois cordeiros de um ano. Oferecerás um de manhã e o outro ao entardecer. Com o primeiro cordeiro oferecerás o equivalente a um jarro da melhor farinha, misturada com um litro de azeite de olivas batidas e um litro de vinho como oferta derramada.…" Êxodo 29:38-40

Outro fato a entender é que a presença do sacerdote era o ponto de ligação entre o povo pecador e o Pai Celestial. Ele era um intercessor em favor do povo. 
Em caso da morte do sacerdote durante a ocasião ou próximo a intercessão, este deveria ser substituído  para que o sacrifício fosse concluído, e para que o sangue do cordeiro fosse aceito e o pecador purificado. . 
Êxodo 29:38-40 "Eis o que sacrificarás regularmente sobre o altar:"

Quando analisamos o plano da salvação mediante o simbolismo do santuário não tinha como o sacerdote fazer expiação sem o sangue remidor, ou o cordeiro fazer expiação sem o sacerdote.

Assim também ocorria no Céu. No santuário que o Senhor havia construído e não o homem. Mesmo antes da tenda ser construída. A bíblia apresenta que o Santuário Celestial já existia antes e ser construído o tabernáculo.
Exodo 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
No Céu havia um santuário antes de qualquer homem construir qualquer templo na Terra. 
Depois de Sua ascensão o apostolo confirma.
Hebreus 8 :1,2
1 ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, 
2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 

Se existia um santuário anterior aos dos hebreus, estabelecido no Céu, então deveria existir diante do trono de Deus pelo menos duas figuras, a primeira seria o Pai, a segunda figura  seria do intercessor, ofertante do sacrifício.
O santuário ou tenda construída por Moisés havia na presença do Pai a figura do intercessor. Do contrário não existiria a possibilidade de expiação.
Assim como havia na tenda a presença do Pai e do sacerdote,
Êxodo 25:40
"Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte. "
No santuário Celestial não havia possibilidade de somente o Pai estar presente, Deveria existir sempre um intercessor diante do Pai. Este intercessor deveria todos os dias interceder pelo pecador  de manhã e a tarde, assim como ocorria na tenda ou santuário.
Outro ponto a se recordar  é que; em caso de existir uma dificuldade de um sacerdote fazer a cerimonia, outro deveria substitui-lo. Mas sempre da linhagem de Levi à escolhida.
Agora com isto em mente, devemos entender que, no santuário também deveria ter um substituto para Jesus. No caso deste não poder estar  presente no santuário do Céu pessoalmente.

MAS QUANDO ISTO OCORREU?




Jesus viveu neste Mundo por volta de 31 anos.  Não estava mais presente diante de Deus no santuário Celestial como intercessor. Todo o conhecimento que recebeu vinha de seus pais piedosos, assim que iniciou a leitura vinha da palavra de Deus até que finalmente foi apresentado por João o Batista como o cordeiro de Deus por volta do ano 27 depois de seu nascimento.
João o Batista não o apresentou como o Sacerdote de Deus, mas como o cordeiro de Deus.
Mas como disse anteriormente. No Céus não havia possibilidade de ficar  sem intercessor, então a pergunta que devemos fazer agora seria, quem ficou  em Seu lugar enquanto viveu na terra?

Partindo do principio que Jesus não poderia ser o cordeiro e ao mesmo tempo na Terra e ser intercessor pois estava aqui, e não diante de Deus, e que se ele permanecesse aqui nem sacerdote ele seria.

Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, -Hebreus 8:4

Quem esteve diante do Pai intercedendo durante estes 31 anos? A resposta o próprio Jesus apresenta a todos nós quando disse.

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

O próprio Espirito Santo não poderia deixar Sua obra no Céu antes de Jesus assumir sua obra intercessora diante do Pai.

E depois de subir ao Céus,  Jesus reassume sua obra intercessora em pró da cada pecador.

14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14

A obra diária do Espirito Santo durante 31 anos diante do Pai pela impossibilidade de Jesus esta presente diante de Deus no faz recordar que, no santuário terrestre somente alguém da linhagem  poderia substituir o sacerdote do dia. Assim como Pai é Deus, o Filho é Deus, assim o Espirito Santo teria que ser Deus para se apresentar como intercessor. Tinha que ter uma mesma linhagem.   Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espirito,  todos são de uma mesma linhagem, ou seja, são Deus. Assim, a bíblia apresenta que são um, ou seja, são da mesma linhagem, são Deus.
As Três pessoas que tiveram presentes na Criação, e foram acusados de ter responsabilidade do pecado de Adão e Eva. Então os três também tinham uma missão na obra da salvação.
Mesmo que alguns acreditam que Jesus atuava como intercessor mesmo vivendo na terra, devo lembrar que Crianças de colo não atuavam como sacerdotes no santuário terrestre. Assim também, não seria admitido isto no santuário do Céu.
Quem atuou neste ministério durante 31 anos foi o Espirito Santo.

João 16:7
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 
Talvez poderíamos pensar: O Espirito Santo é onipresente e onipresente, assim Ele poderia estar tanto no Céu como na Terra.
Ainda que Ele seja onipresente, Ele segundo Jesus, não poderia vir, ou seja, a Sua obra era constante  e diária no santuário Celestial, ainda que atuava na obra de Deus  na Terra de varias outras formas.

 Convém que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando Eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

O que Jesus quis dizer? Queria dizer que apesar do Espirito Santo atuar de varias formas neste mundo, sua obra e responsabilidade, estava no Santuário Celestial.
Após sua volta aos Céus, Cristo reassumiu seu posto de Sacerdote e de Cordeiro de Deus.
Mesmo assim, a bíblia afirma que o Espirito Santo ainda pertence a linha sacerdotal, ou seja, tem autoridade de  interceder diante de Deus, pois somente Deus pode interceder diante de Deus, ajustando nossas orações. Como fazia Jesus com Seus discípulos ao ensinar estes a orar.


"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."  Romanos 8:26

Apesar de nossa liberdade de entrar no santuário Celestial hoje, pelo sangue de Jesus, somente o Espirito Santo sabe o convém pedir na maioria das vezes.


"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus."  Hebreus 10:19

O que a bíblia quer nos apresentar é que o Espirito Santo sempre esteve atuante como sacerdote nas ocasiões em que Cristo teve de se ausentar. E que não somente Jesus e o Pai esta retratado  nos símbolos do santuário, mas também o Espirito Santo.

Salmos 68:24
Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário. 
Salmos 77:13
O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus


O  Espirito Santo se encontra no  santuário representado no elemento do Candelabro. 
Assim, que Deus te ilumine sempre, pois o Teu caminho ó Deus esta no Santuário. As verdades apresentadas no plano da salvação Sempre estarão apontando através de suas leis e normas, como foi , como é,  e ainda será o plano da salvação.

O Pai, o Filho, e o Espirito Santo, são um só, em pró da salvação dos seres humanos. São  Divinos,  separadas um do outro. São uma trindade. PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO.

 Ainda que seja aos olhos humanos impossível saber  exatamente como tudo funciona. Podemos sim entender, que assim como os três estiveram na criação, estes três também atuaram, e atuam na salvação de cada ser humano. 
Temos ainda uma visão parcial, e muito distante da obra que se realiza neste templo Celestial, assim como de todo conjunto de símbolos apresentado neste santuário. 

Mas entenda. Quando uma pessoa apresenta que Jesus não é Deus, esta apresentando que alguém  passou a existir para assumir a culpa humana, no lugar de Deus. Contudo Jesus aceitou assumir nossa culpa por ser Deus. 
Outro ponto, é que uma pessoa pode apresentar que o Espirito Santo não é um Deus pessoal. Então estará dizendo que Deus usou outro ser ou outra forma, para assumir a culpa no lugar humano, mas o Espirito Santo assumiu a culpa no Éden, assim como Jesus e o Pai. Estes se organizaram para salvar você e a mim. Cada um em um momento, e função. E o Espirito Santo, somente pode assumir a obra de Intercessor por Ser Deus pessoal. O Pai, Filho e o Espírito Santo é Deus 

Quando alguém contrai uma divida que não é sua, toda família se dispõe a ajudá-lo a pagar por serem solidários um ao outro. A família de Deus, que são Deus, fez o mesmo por nós.
As pessoas que não acreditam nestes pontos, ou não entenderam a mensagem do Santuário, ou  estão rejeitando esta mensagem,  estão magoando o nome da família de Deus. Que a pessoa do Pai, a pessoa do Filho, e a pessoa do Espirito Santo esteja com você, na obra da sua salvação.  Eles assumiram a culpa que não foi deles, agora agradeça, não esqueça da linhagem de Deus, que fez e esta fazendo Tudo pela sua salvação.

Que Deus nos ilumine.




Nenhum comentário:

Postar um comentário