sábado, 11 de abril de 2020

TESE 17 A SALVAÇÃO EM UM DIA.

A SALVAÇÃO EM UM DIA.

No simbolismo do santuário, você poderá notar que, a redenção era tipificada em um único dia, e um dia de cada vez, assim como um dia por todo ano.

O perdão sempre foi apresentado de forma singular. Um!

O direito ao perdão não era apontado ao pecador por dois caminhos, mas somente um caminho. Um cordeiro, uma rola, um santuário, um sacerdote, um sumo sacerdote, um altar enfim, uma oferta.  A matemática era simples, uma unidade era sempre apontado na expiação  que favoreceria o  devedor.

Não existia espaço para pluralidade. Existia um sacerdote, e um Deus que recebia os apelos, e um sacrifício.
Mas por outro lado temos figuras eternas envolvidas no sacrifício.  Existia o sacerdote, e o Deus que recebia o sacrifício, e o cordeiro. Ou seja, sempre necessitou de um Deus para receber a petição, e um para apresentar a petição, assim como um sacrifício.

Tanto o sacrifício, como o sacerdote, como Deus, eram três unidade individuais. Cada um, na sua esfera de ação. Mas atuavam como sendo o único meio de salvação.
Ou seja, eles no propósito do santuário eram um. E o pecador que aparece no quadro de juízo, era o devedor, este seria o quarto elemento envolvido.
A salvação era tipificada em três unidades, sacrifício, sacerdote, Deus. Mas atuavam com o único objetivo, a salvação do endividado. Então eles eram um; no plano da salvação, que somente era possível pelo único sacrifício. Seja diário seja anual.

Abraão depois de receber de Deus a promessa  que sua descendência que sua descendência  seria  uma nação na Terra, como areia do mar ou as estrelas do céu, ou seja, que encheria a Terra, e que receberia a Terra dos Cananeus como capital deste reino, (Canaã), ele se dirigiu a Deus com um desafio. De que forma o Senhor  provaria a ele que isto realmente iria ocorrer? Ou como isto ocorreria?

A resposta de Deus.

Gênesis 15:8  E disse Abraão: "Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?"

Sabe a duvida de Abraão era: como ele sem condições nem de se defender das nações atuais, ainda herdaria a terra dos povos poderosos? Como terei pensava ele, certeza que isto iria ocorrer com sua descendência?  Como Deus faria esta promessa se cumprir tendo em mente que ele era um ser falho assim como poderia ser sua descendência? Esta era a duvida dele.
Na mente de Abraão, parecia uma promessa impossível de se cumprir. Geralmente é difícil uma geração continuar fiel durante muito tempo, ou mesmo durante um dia. Ele se recordou da geração de Noé que acreditou em Deus, e saiu para construir uma arca, para receber no final, a herança de  toda Terra. Viu o que ocorreu com as gerações pós diluvianas, e o quanto se afastaram de Deus. Sabia que toda promessa de Deus são  condicionais.

Então fez a pergunta que qualquer mortal faria. "Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?"

Quando você olha as promessas de Deus, você pode pensar como Abraão, não vejo  motivo pelo qual Deus me daria tanto, e nem a possibilidade de ver se cumprir as promessas na minha vida, "sou muito fraco e falho".

Esta era a duvida   de um homem que saiu de sua parentela, deixou tudo de bom para trás, para fazer a vontade de Deus. Para ele agora, parecia impossível Deus fazer se cumprir na sua experiência, e  de  sua descendência.

E o homem de fé clama:  "Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?"

Então Deus disse a ele:

"Toma-me uma bezerra de três anos, e
uma cabra de três anos, e
um carneiro de três anos,
uma rola e
um pombinho.
E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu." Gênesis 15:9-10

Deus queria dizer a Abraão, "por seus méritos,  nem você, nem as gerações posteriores, receberão nada, mas, através do sacrifício tudo será possível". Um único sacrifício seria possível.

Que promessa linda! Deus apresentou a Abraão a chave de nossas conquistas, e para nossas gerações. 

Se você tem duvidas das promessas de Deus para sua vida, se você tem duvidas se entrará na Canaã Celestial, olhe para Cruz, "o sacrifício único"!  Deus não disse a Abraão que as obras de sua geração, seria a chave para sua vitória, ou de seus descendentes, mas disse: O único sacrifício será suficiente. 

Que resposta forte é esta! 
Deus disse: "Me faça um sacrifício e entenderá."

Assim que ele repartiu o sacrifício conforme Deus lhe apresentou, aves apareceram do céu, começavam a atrapalhar a adoração e o sacrifício. Possivelmente foi no sacrifício de manhã. 

Gênesis 15:11  "E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava."

As aves de rapina ou imundas começam atrapalhar seu sacrifício, e Abraão lutou para mantê-las distante durante todo dia. Não foi fácil detê-las. Próximo ao por do sol a já a tarde, veja o que ocorreu.  

"E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele."
Gênesis 15:12

Devemos entender que o cansaço o levou a dormir profundamente, e um grande espanto e escuridão caiu sobre ele. Ele contemplou a escuridão deste mundo antes de sua descendência entrar em Canaã terrestre e na Canaã celestial. Quando seu povo estava prestes a entrar em Canaã terrestre, os espias assustaram todo povo com seus relatórios de incredulidade e escuridão, mas com aparência de religiosidade, pareciam preocupados com o povo que peregrinou até ali. Assim estará o mundo religioso, antes de entrarmos na Canaã Celestial.
Assim também, Abraão contemplou, o cordeiro de Deus morrendo por ele, que espanto foi para ele vendo muitos O rejeitarem?

Quando Jesus morreu, o Céus escureceram, e que cena dever ter sido esta? Que sena horrível. Abrão viu o cordeiro dividido. Morrendo por todos os pecados daqueles que viveram antes do Cristo, e pelos pecados daqueles que viveriam depois de Cristo. 
Anjos maus tentaram derrotar o Cristo  na cruz, tentavam devora-Lo, faze-Lo fracassar. Contudo, não mais Abraão estava enxotando as aves, mas agora o próprio Deus fez isto  por Abraão. Que sena deve ter contemplado Abraão?

Jesus era um sacrifício dado as aves, e clamou: "Meu Deus porque me desamparaste?" Que sena horrível foi esta contemplado por Abraão? Que escuridão não contemplou ele ao ver seu Salvador?
Abraão entendeu, que somente o Sacrifício repartido entre os dois períodos, poderia garantir sua estadia, e de sua geração na terra de Canaã. Que sena maravilhosa viu Abraão?.

As aves vieram do céus. Tentarão atrapalhar adoração verdadeira. Tentaram evitar que Abraão adorasse a Deus. Assim será um pouco antes de Jesus voltar, assim será até entrarmos na Nova Canaã.
Espias (Lideres) incrédulos,  (aves imundas),  aparentando estar preocupado com a espiritualidade e do povo de Deus, a serviço dos anjos caídos,  tentarão deter  o povo de Deus na sua adoração, como as aves  fizeram com Abraão.  Como os antediluvianos fizeram com Noé.
Mas que garantia tem os descendentes de Abraão? O sacrifício! O sacrifício! O sacrifício único!

Assim DEUS apresenta a promessa  para quem deseja entrar em Canaã celestial.

"Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde."  (Êxodo 29 : 39) Somente um era necessário.

"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão."  (João 10 : 28)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 23)

"Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna."  (Tito 3 : 7)

"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna."  (I João 2 : 25)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3 : 16)

"Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar."  (I Coríntios 9 : 26)

Este espaço visa apresentar lições de um Santuário.

"PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus."  (II Coríntios 5 : 1)

Deus arregimentou os anjos para proteger Jesus até o momento final. E o sacrifício  feito foi suficiente.

Se você não aceita que Jesus foi e é Deus, Se você não aceita que o Espirito Santo foi e é Deus. Se você não entende que Jesus é um Deus pessoal, como  o Espirito Santo é um Deus pessoal, você esta esquecendo que os três vem da mesma linhagem.
Ou os três são um.
São de uma mesma linhagem. E por este motivo que eles são Deus pessoais. Seu caráter são é um. Deus é amor.
João 5:7 "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um."
Seria impossível segundo o cerimonial do santuário  uma só pessoa atuar no plano estabelecido por Deus para salvar o ser humano?
O Pai o Filho e o Espírito Santo, estão atuando para salvar a humanidade apesar das aves estarem tentando atrapalhar sua adoração. Eu sei que temos momentos de extremo cansaço, o sono bate em nossa porta, e caímos exaustos.  
Mas entenda, Deus é aquele que sustenta sua adoração apesar de suas fraquezas. Foi Deus que sustentou a adoração de Abraão. Não existia força nele para tamanho trabalho. Mesmo que seja para trabalhar um único dia. Adorar a Deus mesmo que em um único dia, foi tão difícil para Abraão,  como é para nós. Mas Jesus venceu, e nos deu Sua vitória. 

Pense nisto. 

ESPERO TER COLABORADO DE ALGUMA FORMA.

jjcordeluz@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário