segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Tese 7 Misericórdia é = Habilitação é = Justiça.

Misericórdia = habilitação = Justiça.

"Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais," (Êxodo 36 : 6)

Deus e seu  povo tiveram um relacionamento maravilhoso, por ocasião da construção do Tabernáculo, Deus solicitou que os homens e mulheres dessem sua colaboração. Deus na verdade poderia construir sozinho o Seu tabernáculo, Ele havia formado o Céus e a Terra, sem ajuda humana. Hoje Deus faz a mesma coisa, pede para que seu povo guarde os mandamentos, e depois de seu povo fazer o seu melhor a cada dia, Ele diz: "agora é comigo".

Tanto a misericórdia como a lei tem uma única fonte. Na tese quatro apresentei um pouco sobre a natureza da lei, e que a mesma foi dada a cada ser humano por misericórdia. Assim de certa forma poderíamos dizer que antes da lei existir na vida de todos os seres, Deus por misericórdia divina achou necessário regulamentar a vida através das leis. Veja:

http://95tesesdosantuario.blogspot.com.br/2015/09/4-tese.html

Mas hoje vamos meditar um pouco sobre a fonte da Justiça. O texto abaixo será a base desta tese.

"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."  (Êxodo 20 : 6)  (Deuteronômio 5 : 10)

Ter  misericórdia das pessoas boas e cumpridores dos mandamentos, pode parecer um tanto estranho. 
Se você fosse interceptado por um policial enquanto dirige com todos os documentos em dia (em conformidade com a lei), e ele depois de analisar seus documentos viesse falar a você: "Terei misericórdia de você e deixarei você continuar dirigindo." 

Após uma declaração como esta, você certamente iria rir do policial, e teria até razão para isto! Se seus documentos estão em ordem não há necessidade da sua misericórdia, você não depende da bondade ou compaixão dele para continuar dirigindo, você esta em acordo com a lei!
Na viagem rumo ao Céu temos uma experiência um pouco diferente da história acima, quando viajamos rumo ao Céu podemos estar em acordo com a lei, aceitar cumprir a lei e reconhecer o sacrifício de Jesus por seus pecados anteriores que também é uma lei.  Agora, uma vez guardador dos mandamentos, ele não precisa mais da misericórdia; certo?

Isto pode parecer complicado responder a princípio, mas veja; (misericórdia = habilitação), não é lei a que habilita. Podemos apresentar o texto acima desta forma:

"E habilito a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."
"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos".

Contudo a pergunta anterior minha foi: Uma vez habilitado, ele não precisa mais da misericórdia, certo? A pergunta precisa ser reformulada para que eu possa explicar. 

"Uma vez guardador das leis, na viagem para Céu, ele não precisa mais da habilitação, certo"?

É certo que irá precisar!

Vamos imaginar o quadro anterior, uma pessoa aceitou ter uma habilitação, e anda em conformidade a lei, mas não anda com a habilitação em mãos, um dia o oficial o aborda no transito e pede sua habilitação, o que ocorrerá com ele? Com certeza irá precisar da misericórdia (habilitação). 

É isto mesmo! Isto é o que ocorre com cada cristão, ele aceitou guardar as leis, faz o seu melhor no transito rumo ao Céu, mas, sua habilitação não fica com ele na caminhada, fica com o Oficial. 
Mas você me diria:" isto é injusto, ele tem o direito de ficar com sua habilitação!"

Sinto muito decepcioná-los , mas ele tem apenas o direito de aceita-la, nunca terá uma habilitação em mãos, e o motivo é obvio, a habilitação pertence ao Oficial nunca ao cristão. O fato de alguém aceitar uma habilitação, não fará dele um habilitado. Mas, a misericórdia (habilitação de Deus) fará dele uma pessoa justa.

Imagine você uma criança desenhando a face de sua mãe, e após terminar esta vem correndo e mostra toda empolgada um rascunho sem nexo, apenas um rascunho. A mãe olha para   criança e diz: "Ficou lindo filha! 

Quando eu e você guardamos os mandamentos de Senhor, ainda estaremos em falta. O profeta diz

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia... ."  (Isaías 64 : 6) Nosso esforço em guardar o mandamento é apenas um rascunho daquilo que a lei apresenta a cada um de nós.

O texto acima diz que "todas as nossas justiças" são como trapo de imundícia. Na verdade, apresenta que nosso melhor ainda é injustiça. O fato de você buscar guardar os mandamento do Senhor ainda te deixa longe da pureza exigida pela lei.  Neste ponto é  que entra a habilitação (misericórdia) de Deus. Deus olha para nosso estado, olha seu esforço em buscar guardar do mandamento e habilita você ( ou tem misericórdia) e aceita você.
Assim, o que habilita o cristão na caminhada rumo ao Céu não são os seus esforços em guardar os mandamentos de Deus, mas, a misericórdia de Deus (Sua habilitação). 

Desta forma podemos dizer:  

Misericórdia é igual habilitação e habilitação é igual a Justiça.

E temos que ter em mente, que tudo isto vem de Deus.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"  (Efésios 2 : 9)

Assim como foi no período do antigo testamento assim é em nosso tempo. "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."  (Êxodo 20 : 6)  (Deuteronômio 5 : 10) este texto apresenta a mesma verdade do texto de Efésio, no qual afirma: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"  (Efésios 2 : 9)

Se você passou a vida toda guardando os mandamentos, tentando melhorar a cada dia o seu alvo, parabéns! Mas veja, o parabéns só poderá chegar a você, se realmente compreende que seu melhor hoje a manhã e o restante de sua vida, não habilita você ao Céu. Se você entendeu que após tentar acertar o alvo da santificação,  e que somente Deus pode te habilitar ao Céu,  Deus lhe habilitará ou melhor, te oferecerá Sua justiça por misericórdia. 

Deus nos diz todos os dias: "não traga mais nada". Sim, não traga mais nada! Assim como o povo tinha um limite estabelecido para ofertar, e depois nada mais poderiam fazer, assim temos também um limite no que diz respeito ao plano de Deus para nos salvar.

Que Deus lhe abençoe sempre, e que Ele lhe habilite por toda eternidade!

jjcordeluz@hotmail.com   "Vós sois a luz do mundo."  Nós temos a gloria da luz, mas não somos a luz. Somos apenas um José. 
Edição JOSE APARECIDO MARQUES DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário