sexta-feira, 25 de março de 2016

Tese 9 AS APARÊNCIAS

TESE 9

AS APARÊNCIAS

O  tabernáculo onde Deus habitava foram usados materiais que muitas vezes chamavam a atenção. Você pode notar abaixo que a cobertura do TABERNÁCULO era também composto de peles de animais. Estes animais são de duas classe apresentadas na bíblia. Um grupo animais puros, o segundo de animais imundos.
"Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos." (Levítico 20 : 25)

A cobertura externa do tabernáculo era de peles de texugo, um animal imundo segundo o conceito apresentado em levítico. Muitas pessoas questionam este aspecto, afinal de contas, como pode um Deus Santo e puro utilizar uma matéria prima para o tabernáculo composta de um animal imundo?
O mundo atual tem conceitos pré-estabelecidos. "A primeira aparência é a que fica". Apesar desta aparência não garantir um juízo justo muitas vezes.








Cobertura era feita de peles de Texugo e este encontrava-se às margens do Mar Vermelho.




A coberta final de peles não tinha uma aparência agradável. Quem contemplava o santuário observava a primeira vista uma tenda não muito atrativa. Mas ali era o ponto central da adoração a Deus.
"Não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse"(2Ped.1:9).
Assim como as peles do texugo na parte externa não ter uma aparência agradável, assim foi a imagem de Jesus por ocasião de a Sua vinda no pensamento de muitos.
Devemos ter em mente que tudo no Santuário poderia representar a Cristo em algum aspecto de Sua vida, ou de seu povo. O couro de texugo apresentava que alguém que habita no santuário celestial  deixaria a presença de Deus, para que Deus, pudesse ser visto pelo ser humano. Ele deixaria sua majestade, e se tornaria um de nós.

Mas devemos entender que a principio, as peles de texugo poderia também representar a separação que existia entre Deus e cada ser humano, como também o resultado do pecado, Todos nós estávamos separado de Deus, não poderíamos ver a gloria de  Deus,  e como Ele realmente é, e sempre foi.

Estas peles de texugo, representava também a situação de cada pecador.
O motivo de existir necessidade de um cordeiro inocente morrer no pátio apontava a realidade de cada ser.
"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade".1 Tessalonicenses 4:07 Assim éramos tidos como imundos antes de conhecer, e aceitar a Cristo, ou entender o plano de Deus.

As peles de texugos apontavam a nossa (imundice)  Isaias 64:06 "Nossas justiças são como o trapo de imundícia." Na verdade, a cobertura deveria apresentar de forma clara à toda alma, que o pecador não tem nada a oferecer, e que, as atividades existentes em todo cerimonial no santuário eram motivadas pelo amor de Deus. A aparência não era muito agradável, mas era a realidade apresentada como uma faixa dizendo, "é por sua causa". O santuário no centro da aldeia do povo de Deus estava apresentando que Deus estava trabalhando em pró de cada pecador, transferindo a Sua Justiça em lugar da nossa.

Mas quero apresentar um pouco mais; as peles de texugo representava nossas justiças que, "são como o trapo de imundícia" e não nossas injustiças. As nossas injustiças são abominação. 
Parece até que entrei em contradição, se nossa justiças são como trapos de imundice, então seria injustas nossas justiças?
Se analisarmos segundo a norma de justiça sim. Este ponto apresentei a vocês anteriormente que a justiça e a misericórdia devem andar de mãos dadas.  Isto você pode verificar na tese (7) http://tesesdosantuario.blogspot.com.br/2015_11_02_archive.html
 
Assim, somos visto por Deus por uma palavra nova ou inexistente em nosso vocabulário: "miséria-justa". E por qual motivo juntei duas expressões?

Miséria Justa.

Imagine você que sua filha venha a você e diga que irá fazer uma imagem do papai e da mamãe, e entregue a vocês um rascunho sem nexo, você já deve ter visto muitas crianças fazendo isto. Quando os pais analisam a figura ou rascunho sem nexo, dizem: "Ficou lindo filha"!
Elogiar o esforço e carinho da criança seria algo injusto? Não se compadeceria os pais ao ver que a criança não tem o dom ou aptidão apurada, ou mesmo a destreza de um profissional em pintura? Não somos como crianças?  Estamos sempre longe da justiça, nossa vida ou obras não passa de um rascunho da justiça. Deus como qualquer mãe ou pai, nos olha como tendo uma (miséria-justa). Assim como o desenho de uma criança não passa de um rascunho sem nexo (miséria), comparado aos maiores pintores, ou com as normas de pintura existentes na Terra, assim são nossas justiças comparadas a justiça de Deus.
Talvez podemos indagar: 'Não mentiu Deus quando disse de Jó a Satanás: "que ele era justo e temente a Deus?"

"Havia um homem na terra de Uz, e seu nome era  Jó. Ele era um ser humano bom, honesto e justo; amava respeitosamente a Deus e evitava praticar o que era mal".
Mas em que sentido Jó era um homem justo? No mesmo de Noé; "Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." Gen 6:09

Deus sempre nos analisará respeitando e comparando nossa justiça no contesto da geração em que vivemos. Noé era justo no contesto em que ele estava inserido. Assim ocorreu com Jó, ele era alguém ainda imperfeito, mas sua justiça estava acima da realidade do seu tempo,  contudo,  ainda tinha muito o que crescer espiritualmente, seja em seu modo de pensar como de no agir.


Mas apesar dos cristão terem uma vida (miséria-justa) depois de fazer o seu melhor, apesar da sua aparência ser como a pele de texugo, ainda existe uma esperança, ainda existe um sangue derramado fora do santuário por cada um deles, por você e por mim. Hoje confiantes no sangue derramado, devemos entrar no santuário com ousadia; com nossa miséria- justa, e clamar por aquele que vive, que derramou seu sangue, fora do santuário, e subiu ao Céu,  " E hoje é Ministro do tabernáculo verdadeiro, o qual o Senhor fundou, e não o homem". Hebreus 8:1-2

Uma das acusações de Satanás no grande conflito entre o bem e o mal contra Deus seria que:
Que nenhum homem podia guardar a lei de Deus depois da desobediência de Adão.
Estaria eu também afirmando a mesma coisa? De forma nenhuma! Deus foi claro ao afirmar que Jó "era um ser humano bom, honesto e justo; amava respeitosamente a Deus e evitava praticar o que era mal". Eu ou você, podemos ser bom, honesto, justo e evitarmos a praticar o mal. Mas lembre-se: "em suas gerações." Para que você seja justo em um determinado tempo, você precisa ter em mente que esta inserido dentro de um contesto. Assim como uma criança esta dentro do contesto dela, e dentro do tempo dela.
É certo que uma criança poderá crescer e desenhar segundo as normas técnicas de nosso tempo, ou até alcançar normas ainda mais elevadas, mas poderia ela ser desenhista assim como Deus? Conseguiria ela desenhar algo tão belo e técnico como o  próprio Deus? Alcançaria ela esta norma de justiça, ou de perfeição de Deus em suas obras?

Deus nunca cobrou dos seres criados algo que estes ainda não podem fazer. Você pode ter a aparência de couro de  texugo, sem formosura, mas o sangue que redime pode te fazer puro.

Assim que possível voltaremos a falar mais sobre a cobertura do tabernáculo. Ai poderemos entender um pouco mais do plano de Deus e as fazes da vida e santificação em Cristo.
Você se recorda da ordem das cortinas?
  • Couro de Texugo.
  • Couro de Carneiro.
  • Couro de Cabra.
  • Linho torcido.
Como podemos ver acima, que a até as ordens dos materiais podem apresentar, que com Deus tudo é possível ao que crê!

Lições
 

Os texugos tem fama de ter uma couraça que o protege, e mesmo um felino muitas vezes não consegue rasgar seu couro, muitas vezes os texugos são abandonados pelos felinos por fracassarem ao tentar se alimentar de sua carne. O texugo sempre mostra as costas para o felino, pois sabe que sua vida corre risco se não o fazer.
Como cristão somos convocados a andar com a armadura de Deus e virar as costas para o mal.

Os texugos do deserto mesmo  picado pela serpente e sob o efeito do veneno fica como um morto. Mas depois de algumas horas, este se levanta, e termina o que buscava fazer, se alimenta da serpente que o picou e ficou ferida.
Como cristãos devemos ter em mente que ainda que a serpente te envenene, temos como voltar na luta pela vida. Cristo é nossa vida e justiça.

Antes de enfrentar uma serpente o texugo ainda pequeno é alimentado por sua mãe por insetos pequenos e peçonhentos para que fique imune aos venenos.
Não tente vencer o inimigo nas coisas grandes, antes de vencer nas pequenas, não esqueça a importância de orientar e preparar os filhos para a batalha contra o mal.

Os texugos são animais muito decididos mesmo tendo suas limitações, não é um animal de grande porte, não desiste após seus fracassos, e geralmente não vive em bandos.
Temos que apreender muito com os texugos, mas muito mais com Aquele que "Não tinha aparência nem formosura". 2Ped.1:9


Você é importante para Deus, confie nEle, e tudo ele fará.
Não importa como você se sente, ainda existe esperança.

Acompanhe minha próxima postagem, (tese 10).

Todos os materiais postados aqui, podem passar por revisões.

Tenha um bom dia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário