quinta-feira, 12 de maio de 2016

Tese 10 O Peitoral Do Sacerdote E O Pai Nosso.

O Peitoral Do Sacerdote       E        O Pai Nosso.

Êxodo 28:29 "Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente".
O sumo sacerdote no templo, normalmente era visto como a pessoa maior influência no exercício da fé. Ou aquele que tinha maior proximidade com Deus no santuário.

De todos os ornamentos de uso dos sacerdotes, o mais elaborado deveria ser o peitoral do juízo "Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme a obra da estola sacerdotal o farás: de ouro, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido o farás".

A função do peitoral era ajuizar causas que fugia do juízo humano, ou em uma situação especifica no tempo e lugar. Muitas vezes era levado em juízo perante Deus coisas que todo o povo, assim como os  lideres envolvidos, já deveriam saber a resposta de Deus. Outras vezes, duvidas e incertezas que rodeavam a mente das pessoas envolvidas e que não havia registrado  a posição a ser adotada, seja nos escritos, seja na história.

Ele se apresentará diante do sacerdote Eleazar, que lhe dará todas as diretrizes conforme a tradição consultar o Urim, diante do Senhor. Sob a liderança de Josué os israelitas sairão e entrarão das batalhas que tiverem que enfrentar!” Números 27:21

E devemos lembrar que o peitoral deveria apresentar a ultima palavra, e ninguém deveria contestar:
"Seja feita a Sua vontade". Em nenhuma das lições do tabernáculo era tão evidente que a palavra de Deus deveria ser respeitada como neste evento. As pedras manifestadas no peitoral apresentava de forma clara que a vontade de Deus sempre deveria ser respeitada.
O sumo-sacerdote não tinha influência diante de uma duvida, este, o sacerdote, não poderia fazer nada para que a resposta fosse sim ou não. O povo não estaria presente diante de Deus, e normalmente esta consulta era feita no interior do templo. Por meio da fé acreditavam que o sacerdote estava lhe contando a verdade ao sair do templo, ou  seja, que a resposta foi sim ou não, de aprovação ou desaprovação.
Quando os discípulos pediram a Jesus para lhes ensinarem a orar, Ele disse que um dos pontos importantes da uma oração seria respeitar a decisão de Deus: "Seja feita a Sua vontade".  Mat. 6:10
Quando o peitoral do juízo era levado perante Deus, havia uma expectativa, um tempo de espera ate´a saída do sacerdote, para saber quando e qual seria a resposta de Deus manifestada no peitoral. Havia um tempo de espera, mas também havia uma entrega ao decidir colocar diante de Deus o problema. Havia um reconhecimento que somente Deus sabe o melhor para nossas decisões a tomar.  Aquele ritual era uma entrega de planos, ou alvos. Não importava a vontade de cada um dos expectantes, tudo deveria ficar sobre o altar de forma incondicional. Sim incondicionalmente!

 Mas veja, eu e você não somos sacerdotes perante Deus no momento das nossa duvidas, estamos tão separados daquele lugar onde Deus habita como o povo de Israel estava separado da área interna do tabernáculo. Entramos na presença de Deus pela fé, mas não pessoalmente, acreditamos que no peito do verdadeiro Sacerdote esta nossa resposta, de aprovação, ou desaprovação a quanto  tudo que pedimos. E assim como Israel,  não sabemos qual seria a resposta diante do trono, mas acreditamos que o nosso Sumo Sacerdote Cristo Jesus nos trará a verdadeira resposta, e a melhor resposta.
Este ritual do santuário apresentava nossa necessidade e entrega.  O santuário parecia dizer em um tom muito forte, "Seja feita a Sua vontade" Mateus, 6:9-13

"Conforme o seu dito, sairão; e, conforme o seu dito, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação. Números 27:21
A ordem era clara, seja qual for a resposta de Deus, devemos aceita-la.

Você com certeza já se viu em uma situação onde não sabia qual decisão tomar, tente se recordar de algumas. No dia a dia temos muitas duvidas, mesmo assim não temos o porque desanimar, uma pequena frase pode resumir nossa forma de ver as coisas. "Seja feita a Sua vontade". Tem momentos que a palavra de Deus não nos da as respostas claras sobre um tema, ou circunstância. Mas sob a liderança de Cristo podemos, saindo ou entrando, enfrentar os desafios a nossa frente.

Enquanto o sacerdote permanecia no santuário, ninguém ainda saberia a resposta,  somente depois de sua saída, a resposta seria dada a cada um daqueles que esperavam do lado de fora.  Com isto também podemos aprender  uma grande lição, quando queremos algo, precisamos aprender esperar com fé. A segunda lição é que um dia, nosso Sumo Sacerdote sairá do templo e trará todas as nossas respostas.
A terceira lição é que por mais demorada que seja uma resposta, ou por mais dura que seja a resposta, a vontade de Deus será nosso melhor caminho.

Que Deus lhe abençoe sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário