sábado, 3 de setembro de 2016

Tese 11 A MENSAGEM DE IGUALDADE.

A MENSAGEM DA IGUALDADE.

"O rico não dará mais, e o pobre não dará menos. Êxodo 30.15

Vivemos em um tempo em que falar em igualdade passou ser  moda. 
Mas o assunto da igualdade que  acompanha a humanidade desde o principio foi apresentado no livro de Gêneses,  Gen 3:05  "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". Satanás disse que para o homem ser igual a Deus bastava duvidar e desobedecer a  Deus. Adão e Eva acreditou em Satanás, e dai em diante passaram ser igual, não a Deus mas a Satanás, ou seja, transgressor da lei de Deus.
 Os homens desejam igualdade, contudo,  tanto homens como mulheres podem se sentir iguais, todos são pecadores, "O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do ciclo, quando derem a oferta alçada ao SENHOR, para fazer expiação por vossas almas". Êxodo 30.15 . 
O rico poderia ter milhares de ciclos, o pobre poderia ter pouquíssimos, nas neste sentido o rico não poderia achar que o meio ciclo não seria suficiente, ou o pobre que o meio ciclo seria de  muito valor para sua atual situação financeira. É verdade que para um pobre, o meio ciclo poderia pesar muito no seu orçamento diário, e neste sentido o ciclo era um alto preço pela expiação. Esta oferta era diferente das sacrificadas pela expiação com o sangue, pois o pobre poderia ofertar um pombo e uma rola que tinha um valor mais baixo no mercado daquele tempo.  O boi ou cordeiro, por expiação do seu pecado era de valor muito mais elevado para a  maioria dos israelitas. Neste sentido você poderia imaginar, o pobre ofertando o meio ciclo pela expiação de seus pecados era injusto, não seria igualdade. Mas como sempre afirmei, o  ritual do santuário deveria ser um livro de lições. Esta lição deveria despertar  todo pecador que o preço do pecado era o mesmo, ou seja, para que o pecador fosse aceito deveria dar meio ciclo, não importava a origem do pecador, ou seu nível financeiro destes. Todos teriam o direito de ser perdoados, com o mesmo valor. Neste sentido, o meio de aceitação seria o mesmo para todos os grupos existentes na terra, "meio ciclo".

Todos podem ter a oportunidade da experiência da expiação, contudo, para que você entenda melhor o significado da palavra (expiação), vou escrever de forma simples (expiar- ação), nesta experiência o pecador ficará diante de uma situação ou momento em que prestará conta por suas faltas, e nesta experiência o pecador é coberto ou seja seu pecado é expiado.
Expiação significa substituição, ou livramento por intermédio algo.
Sempre  Deus deu oportunidade ao pecador, e o perdão não poderia ser buscado de mão vazias.  Ele quer somente um valor universal, o nosso meio ciclo. Deus somente pode aceitar-nos se alguém nos substituir  na medida de nossas faltas.
Um ciclo não fazia parte do corpo humano, ainda que fizesse parte de sua história, não era o ser humano que resolveria este empasse.
E o que devemos levar diante de Deus para sermos perdoados, escondidos, protegidos, ou absolvidos?
"O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do ciclo, quando derem a oferta alçada ao SENHOR, para fazer expiação por vossas almas". Êxodo 30.15


Mas antes, o que seria um ciclo?
O ciclo, a mina e o talento eram peças ou barras de metal (prata, ouro) usadas como meio de pagamento (2 Rs. 18:14).


Todos nós temos uma divida, e para sermos  absolvidos, precisamos dar a mesma quantia, um valor universal. O texto acima apresenta que teria um valor  pago pela absolvição; ou seja, que a salvação é de graça, mas, que teve um preço.

"Fostes comprados por bom preço " (I Coríntios 7 : 23)
A pergunta a seguir seria, por qual motivo o pecador deveria apresentar meio e nem mais e nem menos deste valor?
Era por costume acreditar que a metade de algo seria uma  porção justa para que muitos empasses entre os seres humanos, ou para que as faltas existentes entres os homens fossem resolvidas. O próprio  Zaqueu usou este conceito quando disse:
"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, ... . (Lucas 19 : 8)
A metade de uma porção significava que o devedor estaria disposto sujeitar-se ao desejo do defraudado, que o defraudado estava certo, que Seu direito era algo correto. Esta medida, a metade, seria mais que justo como costumamos dizer hoje. 

Deus foi defraudado, sua lei quebrada, era Seu direito exigir da raça humana um preço pelo sua má conduta.  Era de direito dos pobres não serem defraudados, mas o pecador Zaqueu disse que se tivesse aproveitando de sua liberdade de escolha, daria metade.
Mas quanto ao pecado todos nós estamos em divida com Deus, tanto pobres como ricos, negros, índios, mulheres, homens, enfim, todos deveriam ofertar a "metade" para estar coberto na expiação.

A metade representava, alto preço. Deus não exigia a metade dos bem dos homens para se reconciliar com Ele, o que Deus exigia, era a metade de um ciclo. Ter de ofertar a metade de um ciclo representava que Deus tem o direito de requerer, não que a metade de um ciclo era o suficiente pelas  faltas, mas o fato de ofertar este valor, simbolizava que o pecador reconhecia que Deus tem o direito sobre nossos desejos e sonhos. Representava que Deus tem o direito de dirigir nossa vida de forma inquestionável.
Dar a metade de um ciclo representava que o valor a ser pago pela expiação era de alto preço. "Fostes comprados por bom preço" (I Coríntios 7 : 23) Que preço seria este? Um bom preço seria um  valor Justo, Perfeito, sem defeito, aceito pelo defraudado.

Jesus é nosso Meio Ciclo, não nosso dinheiro, ou nossas obras ou nossos talentos, Jesus é nosso "meio" de chegar a Deus, e alcançar a expiação, "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4 : 12)

Mas precisamos aceitar dar a metade do "Ciclo".  Ele é nossa metade necessária para se alcançar a expiação de Deus, Acredite nisto!  "Fostes comprados por bom preço" (I Coríntios 7 : 23)
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20) Jesus sempre foi o "Meio Ciclo" para todo pecador. Sempre está com o pecador, e faz parte de sua vida.
Pare de se torturar, como aquele que quer dar mais. Talvez você imagine, eu poderia dar muito mais que isto, e o que você ofertaria? Uma vida de altos e baixos? Aceite que você já foi comprado, e que já é uma nova pessoa, em Cristo Jesus.  "O rico não dará mais, e o pobre não dará menos". Ele é nosso "MEIO Ciclo", de alto valor. Não importa se você é rico, ou pobre.
Você somente pode apresentar diante de Deus algo aceitável, apresente diante de Deus o Seu "Meio Ciclo", o teu salvador.
Ele faz parte de sua vida, ainda que não é algo de você. Aceite que o meio Ciclo é suficiente para que você possa estar diante de Deus.
Cerimonias, peregrinações, doações, ofertas, dizimo, não pode substituir o "Meio Ciclo"  Seja você pobre ou rico de obras. Seja você transgressor mediano, ou totalmente entregue ao seus fracassos. Somente o Meio Ciclo pode te fazer limpo e aceito, e também a mim. 
Quando Jesus veio a este mundo Ele era totalmente homem e e totalmente  Deus. Quando um pecador oferecia o meio ciclo, o meio ciclo era totalmente do homem, e totalmente do governantes. Isto nos deixa uma lição importante. Jesus pertencia a raça humana, mas também pertencia ao Pai que esta no governo do Universo. 
Maior que você é o governante do Universo. E Ele só aceita o meio Ciclo por expiação do universo. Você não pode oferecer nem mais nem menos.

Ofereça o que vem de Deus, por seu fracassos. Pois Ele venceu! E levanta-te a anda em novidade de vida.

Tenha um bom dia.

Assim que possível estarei publicando a 12° tese sobre o santuário.

jjcordeluz@hotmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário