sábado, 15 de outubro de 2016

TESE 19 As Leis Devem ser cumpridas Mas não ser interpretadas de forma Sumária.

 As Leis Não Devem cumpridas e interpretadas de forma Sumária -

SUMARIAMENTE. sinteticamente, brevemente, resumidamente, sucintamente, concisamente, abreviadamente, laconicamente, grosso modo, mais ou menos, aproximadamente, de modo genérico, de modo grosseiro, de modo imperfeito, de modo impreciso, de modo rápido, de modo sumário, por alto, sem grande rigor, sem grandes pormenores.

Estamos Em Obras 1.

"É a fé sozinha que nos justifica, mas no entanto, a fé que justifica não está sozinha." "Calvino".

Salvação sem a fé na justiça de Cristo, não é salvação, é uma miragem.
Se você estiver perdido no deserto com água  suficiente para viver terás  Vida? 

A água sozinha  no deserto te salva, mas a água que salva não deve esta sozinha. Temos que entender que nem só de água vive o homem. Mas da palavra , ou leis de Deus.
Nenhum perdido no deserto deveria abandonar a água.
Abandonar a água o levaria a morte. Assim como abandonar a crença que a justiça de Cristo é suficiente pode te fazer perecer neste mundo de auto suficiência.  

AS LEIS NÃO SÃO SUMARIAS.

As leis são eternas mas nunca devemos ter um visão sumaria "resumida" da lei e nem mesmo aplica-la desta forma.
Ao definir Deus as leis do santuário, Ele estabeleceu que os pães do santuário deveria ser de uso exclusivo dos sacerdotes. Mas Jesus apresenta aos fariseus que a lei não deve ser observada independente das circunstancias.

"E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não lhes era lícito comer, senão só aos sacerdotes?"

Quando Jesus disse: "que não era licito comer os pães"  estava afirmando que a lei estava em vigor. Mas, como pode uma lei estar em vigor e alguém obrar diferente do estabelecido e não ser advertido?
Em algumas situações a lei diz não, mas sua leitura deve ser sim, mesmo quando a lei diz não.
Mas onde estava a brecha na lei para o sacerdote autorizar Davi comer e levar o pão para os  seus aliados? Não deveria ele dar exemplo como um  observador da lei? Esta brecha se encontra neste verso:

"Porque eu quero a misericórdia."  (Oseias 6 : 6)  Este foi o principio defendido pelo sacerdote ao permitir que Davi levasse os pães aos seus aliados.

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes."  (Mateus 12 : 7) Quando uma pessoa entende este principio esta mais próximo do caráter de Deus.

Você pode notar que quando alguém entende o motivo pela qual  uma lei foi estabelecida, este geralmente  sabe interpreta-la e dar a sentença.  E quando usa de misericórdia esta cumprindo a lei, ainda que aparentemente esteja a descumprindo.

Estamos em obras.

Mas este não é o único motivo de uma lei ser aparentemente contrariada, temos mais a analisar. 
Dois homens vivem dirigindo na sua vida em vias individuais, com o limite de velocidade iguais de 30 a 60 km. Ambos estão sujeitos a está lei e deve a lei ser aplicada conforme suas limitações.
Imagine duas pessoas que se encontra em um mesmo sentido em vias diferentes, a distancia a ser percorrida é a mesma, a velocidade permitida também, mas uma pessoa chega no mesmo destino na velocidade permitida, 30 à 60 km/h.
O ou outro chega muito tempo depois, mas  as vias a principio tem o mesmo limite de velocidade.
A segunda pessoa pelos cálculos transitou  até velocidade de 20 km/h,
Qual das duas  cumpriu  a lei? Aparentemente somente a a primeira pois o limite mínimo de uma via é 50% do limite máximo.
Quando perguntaram a aquele que havia andado muito abaixo do limite permitido  ele prontamente respondeu: "o percurso estava em obras".
 Assim se encontra este mundo  de pecado, "em obras", e não é difícil você encontrar velocidade reduzida, ou seja, o que seria tolerado em um período não ser permitido em outro. Poderíamos dizer que as exigências das leis são reduzidas em certos períodos ou circunstancias? Certamente que não! As lei não podem ser anuladas, estas tem uma função, que é dar limites.
O que é importante saber é que a misericórdia é uma lei (um sentimento) que rege todas leis. As leis são estabelecidas baseado na misericórdia, não a misericórdia remendo diante de uma circunstancia. Ainda que em alguns momentos também seja.

Podemos mentir?

Temos o caso de Raabe. Ao chegar a Jericó, os espias buscaram refúgio na casa de Raabe. Apesar que  o rei de Jericó ordenou que Raabe entregasse os homens, ela mentiu dizendo que eles já haviam partido e que haviam tomado outro rumo.
Muitas pessoas tem dificuldade de entender que Raabe cumpriu  a lei, tendo  misericórdia dos espias de Israel.  Uma coisa é alguém mentir, outra coisa é alguém ter misericórdia. A respeito de Raabe esta escrito: "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias."  (Hebreus 11 : 31) Ela usou de misericórdia a quem deveria usar, e no momento importante da história.
"E de igual modo, Raabe a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?"  (Tiago 2 : 25)
Que obra estaria o autor especificando a respeito de Raabe? O ato de misericórdia. E qual ato seria este? Abrigar, esconder, ocultar a verdade sobre os espias e ao mesmo tempo confiar em Deus.
As leis na ocasião apontava que um cidadão deveria ser sujeito as autoridades, assim como  a bíblica também apresenta hoje. Mas Raabe usou de misericórdia e foi justificada pela lei, este sentimento, deve  reger todas as leis, "a misericórdia".

De forma nenhuma a mentira poderá ser tolerada em sua vida, contudo nem sempre dizer a verdade é cumprir a lei. Nem sempre não roubar é cumprir a lei, nem sempre não matar é cumprir a lei, nem sempre fazer sacrifício é cumprir a lei.  Neste sentido podemos dizer que a lei não deve ser cumprida sem antes ser avaliada; evitando dar sentenças imediatistas.  Evitar tomar decisões baseado apenas no que diz a lei, não é cumprir a lei. Nem no caso de Davi e nem no caso de Raabe a lei  foi observada independente da circunstancias.


"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto."
(Salmos 89 : 14)
 "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes."  (Mateus 12 : 7)

Reflita:
Quando os cristão são convocados para um guerra, estão proibidos de matar? Quando as autoridades nos interrogam para saber onde se esconderam os inocentes para matá-los, diremos a verdade? Quando  levamos a mensagem cristã  a países onde estas  são proibidas, estamos transgredindo a lei? Quando alguém que não tem meios para pagar o imposto, iremos denunciar? Quando a verdade pode separar, magoar, decepcionar, ferir as  pessoas iremos revelar? O próprio Jesus  não ocultou parte das verdades que os discípulos não podiam suportar ou entender? "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora."  (João 16 : 12)

Não seria a lei da misericórdia superior a  qualquer lei?
A misericórdia não passou a existir por causa da lei, mas a lei passou a existir por causa da misericórdia, então a pergunta que fica no ar seria, qual destas é a maior?
Esta pergunta respondo nesta matéria.

https://tesesdosantuario.blogspot.com/2016/12/tese-14-qual-seria-maior-lei-ou.html

Tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário